terça-feira, 14 janeiro 2025

A ATUALIDADE

Santa Catarina de Santiago: Escola Universitária Católica pretende estar mais perto das comunidades

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O reitor da Escola Universitária Católica de Cabo Verde (EU Católica) disse nesta sexta-feira, 31, que a escola pretende estar mais perto das comunidades para promover reflexões sobre as acções que têm impactado a vida das mesmas.

José Eduardo Afonso fez estas declarações à imprensa, no Salão Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, em Assomada, após a realização de uma conferência sob o lema: "Educar é a nossa forma de amar: um diálogo entre a escola, a família e a comunidade".

Segundo este responsável, a EU Católica pretende estar cada vez mais perto da sociedade, promovendo acções de reflexão e debates para entender melhor as acções e como estas têm reflectido e impactado a vida na sociedade, tendo a universidade desenvolvido várias actividades e acções na sociedade.

Sobre a conferência, realçou que todos sabem que a família, as crianças e a educação são aspectos “importantes e que impactam a vida da sociedade e das pessoas”, justificando assim o facto de trazer para Assomada este evento, que foi proferida pela docente Clara Maria Silva, chefe do Departamento de Formação, Línguas, Intercultura, Literaturas e Psicologia da Universidade de Florença – Itália.

Para José Eduardo Afonso, a EU Católica e a Igreja em geral têm e prezam pelos valores da família, e esta conferência girou à volta disso, mas também serviu para a abertura de uma proposta de formação a nível de um curso de licenciatura que versa sobre a temática da família, da educação e da infância.

Por sua vez, a professora catedrática de Ciências da Educação na Universidade de Florença, Clara Silva, explicou que trouxe o tema “A educação da infância, parentalidade e educação através da comunidade” para comemorar o Dia Mundial das Crianças, assinalado hoje.

Clara Silva sublinhou que para ter um adulto forte capaz de enfrentar dificuldades na vida, é necessário educar as crianças e apoiar os pais para acompanhar um crescimento bom das crianças.

“Como membro da Universidade da Florença colaboramos com a EU Católica, criamos alicerce através de uma formação centrada nos professores da primeira infância, de forma a ter educadores capazes de apoiar num ponto de vista educacional para família e também em relação à comunidade segundo os valores da Igreja Católica”, apontou.

A professora universitária disse que hoje a sociedade vive “mais vulnerável”, sobretudo no contexto da educação e que a relação familiar é muito difícil.

Neste sentido, defendeu que os valores têm de ser resgatados, através de uma formação para pessoas que trabalham juntos de criança, família e comunidades, acrescentando ainda, que é através da formação universitária que a comunidade fica mais forte nos seus valores.

O evento contou com a participação de alunos da disciplina Educação Moral e Religiosa Católica de Santa Catarina, pais e encarregados de educação, estudantes da EU Católica de Santa Catarina, entre outros convidados.

A Semana com Inforpress 

 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
5 days 1 hour

MPD ta juga bonito tambe???

Terra
5 days 22 hours

Um dos Home da nossa terra mais compitentes que fica,. Os políticos da nossa pátria sem djobe pa ???

wilson bonaparte
6 days

Gostei do sarcasmo "foi chamado de volta a Deus", porque esse aí é do team de Satanás!

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos