O Dia Internacional da Criança, que se assinala este sábado, 01 de Junho, foi comemorado pelos alunos da Escola Básica Pedro Cardoso com uma alvorada e marcha sobre os direitos das crianças.
Inicialmente a delegação do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) tinha programado a realização de uma marcha envolvendo várias escolas, mas, segundo a delegada do ICCA, Samira Teixeira, a maioria das escolas e jardins de infância decidiram pela celebração antecipada e apenas a escola Pedro Cardoso participou da alvorada.
Assim, à hora da marcha, que deveria partir às 08:00 do Largo da Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa passando pela esquadra da Polícia Nacional, Cruz dos Passos, Aguadinha, avenida Amílcar Cabral, praça João Paes de Vasconcelos, Sucupira e término na escola secundária, foi antecipada em duas horas assim como o percurso.
Os alunos, acompanhados dos professores e pais encarregados de educação, empunhando cartazes, dísticos sobre direitos de crianças e balões e batucadas partiram da escola em direcção à Esquadra da Policia, Cruz dos Passos, Santa Filomena, Cobom, Avenida Amílcar Cabral, Mercado, Sucupira e término na escola.
Depois da alvorada foi servido pequeno almoço às crianças e aos demais participantes.
Enquadrado nas comemorações do “Mês de Junho – mês da criança” a delegação do ICCA pretende realizar um conjunto de actividades ao longo do mês.
Assim, logo depois da alvorada deu-se início, segundo a delegada do ICCA, a um convívio e actividades recreativas com as crianças que frequentam o Centro Nha Nerina e arredores.
Para 04 de Junho, Dia Internacional da Criança Inocente, Vítima de Agressão e Dia Internacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Menores, está previsto o lançamento da campanha “Proteja” no auditório Padre Pio Gottin e que contará com a presença da presidente do ICCA e representantes da Unicef e da câmara de São Filipe.
Do programa consta ainda a realização de fórum municipais com crianças e adolescentes sobre “Direito à educação” e “Educação para todas as crianças em África: o momento é agora”, operação STOP, em parceria com a Policia Nacional, feira de sensibilização sobre trabalho infantil e divulgação da campanha “Proteja” nas comunidades.
Enquanto isso, a câmara assinala o Dia Internacional da Criança com a realização hoje, na Praça do Presídio, da terceira edição da gala dos pequenos cantores com a participação de oito adolescentes em representação dos quatro agrupamentos escolares do município de São Filipe e que foram seleccionados através de casting realizado nas sedes dos agrupamentos.
Nos Mosteiros o Dia Internacional da Criança é celebrado na Praça de Azambuja, no centro da cidade de Igreja, com um conjunto de actividades desde pintura facial, jogos e brindes, cânticos, danças, poesias e música ao vivo.
A programação preparada pela autarquia dos Mosteiros é um convite, de acordo com uma nota de imprensa da própria câmara, para “um dia em família num espaço acolhedor onde as crianças de jardins infantis e dos dois agrupamentos escolares vão desfilar o seu talento com declamação de poemas, demonstração de dança e entoação de cantos alusivos à data”.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments