terça-feira, 08 julho 2025

A ATUALIDADE

Portugal: Presidente da Câmara Municipal de Bragança destaca “papel crucial” do IPB na ligação com África

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O presidente da Câmara Municipal de Bragança (Portugal) destacou o papel “importante e determinante” que o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) tem tido na aproximação entre Portugal e os países africanos de língua portuguesa.

 

 

Neste momento, o IPB acolhe alunos de mais de 70 nacionalidades na sua instituição, num total de 10.500, sendo 2.500 são da África, a maioria dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), incluindo 1.200 cabo-verdianos, que representa a maior comunidade estudantil no IPB.

 

 

Paulo Jorge Xavier fez essa afirmação no âmbito da Semana d’África, uma organização conjunta do IPB e da Associação de Estudantes Africanos de Bragança (AEAB), de 20 a 25 de Maio, no âmbito do Dia da África, comemorado a 25 de Maio.

“Queria destacar o papel importante e determinante que o IPB tem desempenhado na aproximação dos nossos países, ao estabelecer protocolos, quer com os governos quer com as universidades, no sentido de atrair jovens estudantes, que acabam por fixar residência neste município, contribuindo, desta forma, para colmatar algumas lacunas em termos de necessidades dos trabalhadores, com mais ou menos qualificações”, frisou.

Neste momento, o IPB acolhe alunos de mais de 70 nacionalidades na sua instituição, num total de 10.500, sendo 2.500 são da África, a maioria dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), incluindo 1.200 cabo-verdianos, que representa a maior comunidade estudantil no IPB.

Por estas razões, Paulo Jorge Almendra Xavier considerou que se justifica a realização desta jornada, como forma de “valorizar a cultura africana, mas também pela qualidade da integração desta comunidade no território”, sustentado que a região de “é um território de inclusão”, que cultiva valores fundamentais da democracia e acredita na paz, na amizade e na liberdade.

Ao longo da semana foram realizadas várias atividades científicas, artísticas, desportivas e do debate, para além de diálogo com outras culturas, estão programadas, como o I Encontro de Escritores da Lusofonia (grÀfrica) que decorreu de 20 a 22 de Maio, o II Festival Intercultural Regional de Bragança, de 22 a 23 de Maio, e as I Jornadas AfroCiências, de 23 a 24 de Maio.

O Presidente da República, José Maria Neves, esteve em Bragança a presidir a abertura da Semana de África, que aconteceu no dia 20 de Maio.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
2 days 20 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 12 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 19 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos