terça-feira, 08 julho 2025

A ATUALIDADE

Sindpof recomenda “calma e serenidade” aos professores alvos de processos disciplinares

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A presidente do Sindprof, Lígia Herbert, recomendou hoje aos professores para se manterem “calmos e serenos” em relação à notificação que receberam do Ministério da educação, no âmbito da instauração do processo disciplinar.

Esta recomendação foi manifestada em comunicado deste sindicato enviada à Inforpress, aconselhando assim aos professores para não responderem às perguntas dos instrutores deste processo sob pena de estarem a fornecer dados, elementos e informações para depois serem trabalhadas e usadas contra o próprio professor, na eventual fase acusatória do mesmo.

Segundo a dirigente sindical, os associados devem apenas fornecer informações ao instrutor do processo disciplinar referente à sua identificação, estado civil, residência, filiação e data de nascimento.

Disse também, neste quesito, que o uso do direito ao silêncio, no âmbito de qualquer processo disciplinar não prejudica o arguido.

Lígia Herbert tranquiliza os professores afirmando que o Sindprof tem vindo a acompanhar de perto o desenrolar deste dossiê, inclusive disponibilizando assessoria jurídica a todos os associados e não só, de modo a salvaguardar os seus direitos e interesses legalmente protegidos.

Por outro lado, disse que o Ministério da educação deve cessar imediatamente qualquer acção que possa consubstanciar na instauração de processo disciplinar contra os professores que legitimamente lutam para a valorização da classe docente.

Neste particular frisou que o Governo “não pode” passar a ideia de que as negociações estão a ser frutíferas com cedência e razoabilidade das partes e com a outra mão vingar dos professores com este processo disciplinar.

A Semana com Inforpress 

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
2 days 19 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
4 days 11 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 18 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos