O ministro da Agricultura e Ambiente disse hoje que o Governo está a trabalhar na implementação de um projecto de instalação de mais dessalinizadores para o aumento da disponibilidade de água na cidade da Praia.
Gilberto Silva, que falava à Inforpress no âmbito da sua visita à primeira estação de dessalinização de água em Praia Baixo, São Domingos, ressaltou que o aumento e disponibilidade de água na cidade da Praia não passa “exclusivamente pela mais produção”, mas sim por uma maior eficiência das redes e gestão da distribuição.
“Há várias obras no município da Praia para montagem de novas tubagem e redes, no sentido de tornarmos a rede mais eficiente e com menores perdas”, realçou, sublinhando, por outro lado, que “não vale termos mais água e perdermos mais nas redes, já que algumas delas se encontram numa situação que não aguenta pressão”.
Por causa das perdas, afirmou estar-se a trabalhar em novas redes e na manutenção profunda dos equipamentos de dessalinização.
Quanto à nova estação, informou que já está a ser negociado o contracto da empreitada para o início das obras.
Para além dos trabalhos referidos, o ministro Gilberto Silva avançou que o Governo está também a trabalhar para o aumento da disponibilização da água no concelho da Praia, com ligações das famílias à rede de água.
Esclareceu ainda que água 24 sobre 24 na cidade da Praia vai levar o seu tempo, uma vez que o salto qualitativo não pode ser dado de “dia para noite”.
“Primeiro vamos trabalhar nas redes e havemos de lá chegar algum dia. Vamos desenvolver todos os dias novos projectos e melhorias na rede até chegarmos a este nível”, concluiu.
A Semaqna co Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments