segunda-feira, 07 julho 2025

A ATUALIDADE

o Vicente: Uni-CV realiza primeira edição do Festival Literário “Pão e fonema”

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) realiza, a partir deste domingo, a primeira edição do Festival Literário de Mindelo “Pão e fonema”, no Palácio do Povo, em São Vicente, evento que homenageia o falecido poeta Corsino Fortes.

Em nota enviada à Inforpress, a universidade informa que o festival literário acontece no âmbito do ensino das literaturas e línguas, promovido pela Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Uni-CV -Polo II, e tem como objectivo “aprofundar a relação de proximidade, partilha e pertença da literatura com os seus leitores”.

Surgiu a necessidade de um espaço de construção abrangente, propiciador de novas leituras, discussão de ideias pensamento crítico, que juntasse especialistas, professores, estudantes e leitores de todas as idades em torno da literatura e do objecto-livro, de forma a contribuir para capacitação leitora e fruição estética da sociedade”, lê-se no documento.

Após a abertura, o festival prossegue com uma conferência denominada “Uma mão a semear: a poética de Corsino Fortes”, com o docente da Universidade do Porto Francisco Topa, mas as actividades centrar-se-ão em cinco núcleos.

Desses, destaca-se o encontro com as escritoras Fátima Bettencourt e Natacha Magalhães e o projecto "Literar a cidade”, que consiste em fixar excertos da obra de Corsino Fortes nos cafés, lojas, restaurantes e locais públicos da cidade do Mindelo.

Haverá também um ciclo de conferências sobre literatura com a participação de Rui Guilherme da Silva, Hilarino da Luz, Francisco Topa, Élter Carlos e dos jornalistas Margarida Fontes e Nuno Ferreira, entre outros convidados na segunda-feira, 06, no auditório da Faculdade de Educação e Desporto (FAED) da Uni-CV.

Também fazem parte da programação uma “Viagem literária a Mindelo” e a abertura da exposição "18 Momentos" em xilogravuras, que procura representar a história da literatura cabo-verdiana, nas praças da cidade.

De acordo com a Uni-CV, o festival literário decorre até 08 de Abril em formato híbrido, presencial e ‘online’.

A Semana com Inforpress

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 11 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos