A Casa das Bandeiras é o festeiro das tradicionais festas da bandeira de São Filipe para o ano de 2025.
A passagem da bandeira do festeiro anterior para o ano de 2025 aconteceu no final da tarde do dia 01 de Maio, no largo de Alto São Pedro e a Casa das Bandeiras foi representada pelo presidente do Conselho Fiscal, Marinho Andrade.
O presidente da Casa das Bandeiras, Henrique Pires, disse que esta instituição será a festeira em 2025, explicando que assumiu este compromisso porque não surgiu ninguém a manifestar-se disponibilidade e a contactar a Casa das Bandeiras para ser festeiro em 2025.
“Como o estatuto da Casa das Bandeiras ressalva que a bandeira não pode ir para igreja (aquilo que se denominado do enterro da bandeira) a própria instituição assumiu a bandeira para festejá-la no próximo ano e neste momento já conta com um patrocinador que assumiu patrocinar uma parte da festa de 2025”, esclareceu
O facto de ser a Casa das Bandeiras a ser o festeiro de 2025 isso, segundo Henrique Pires, não vai diminuir a qualidade e a grandeza da festa e pode ser ainda “maior que a festa de um festeiro normal”, lembrando que a Casa das Bandeiras pode mobilizar vários patrocinadores para ajudar na realização da festa e inclusive já conta com a disponibilidade de um patrocinador.
Henrique Pires voltou a primar pela ausência no Alto São Pedro, local das cavalhadas e da passagem da bandeira, sublinhando que “enquanto o muro permanecer em Alto São Pedro não irá colocar os seus pés lá”.
Depois da tomada da bandeira, a mesma, acompanhada dos tamboreiros e coladeiras, deixou o Alto São Pedro rumo à casa do novo festeiro, neste cado à Casa das Bandeiras.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments