segunda-feira, 07 julho 2025

A ATUALIDADE

Santo Antão: UCID contra empréstimo bancário da câmara do Paul em época pré-eleitoral

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O eleito municipal da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) Anilton Fernandes considerou  esta segunda-feira “inconveniente” o empréstimo bancário que a Câmara Municipal do Paul pretende fazer para saneamento de dívidas e investimentos em época pré-eleitoral.

“Lamentamos esta decisão tardia por parte da Câmara Municipal do Paul em fazer tais empréstimos, que seria justo para os paulenses, porém, perante a responsabilidade e seriedade política, a UCID considera e acha inconveniente tais empréstimos nesta época pré-eleitoral”, declarou o eleito nas listas do partido democrata cristão.

Anilton Fernandes, que falava aos jornalistas em conferência de imprensa, explicou que a câmara paulense pretende efectuar um empréstimo bancário, sendo que anteriormente a Assembleia Municipal do Paul já tinha autorizado por unanimidade, em Março de 2023, dois empréstimos na Bolsa de Valores de Cabo Verde cuja a finalidade seria para saneamento de dívidas e investimentos municipais.

“Não obstante a dívida pública do município ser de cento e quarenta e oito milhões, duzentos e quarenta mil e duzentos e noventa escudos”, o eleito municipal da UCID no Paul considerou que por estar já no término do mandato o que lhe causa “espanto” é a edilidade solicitar um novo empréstimos e com os mesmos valores e finalidades que anteriormente tinha solicitado à Bolsa de Valores, há um ano.

E, neste sentido, Anilton Fernandes foi categórico e disse a UCID “não é de acordo” com este novo empréstimo, tendo em conta que a actual gestão camarária está sensivelmente a seis meses do termino do mandato, o que. segundo a mesma fonte, contribui para o aumento da dívida pública da autarquia.

“É de realçar que esta equipa está prestes a completar 12 anos de governação e se quisesse fazer algum investimento de forma séria para o bem dos paulenses, tê-lo-ia feito atempadamente”, concretizou Anilton Fernandes.

Conforme a mesma fonte, está à vista de todos que Paul tem vindo a “regredir” com a actual equipa camararia, “contribuindo” assim para o “empobrecimento”.

Isso porque, finalizou, há “uma falta de visão estratégica e vontade polótica” e “má gestão” camarária.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 11 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos