segunda-feira, 07 julho 2025

A ATUALIDADE

Maior navio porta-contentores elétrico vai ligar cidades chinesas de Xangai e Nanjing

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O maior navio porta-contentores totalmente elétrico do mundo vai começar a navegar semanalmente entre as cidades de Xangai e Nanjing, no leste da China, informou hoje o jornal de Hong Kong South China Morning Post.

Desenvolvido e fabricado pela empresa estatal China Ocean Shipping Group (Cosco), o Greenwater 01 é alimentado exclusivamente por baterias, poupando cerca de 3.900 quilogramas de combustível por cada 100 milhas náuticas navegadas.

Isto permite reduzir as emissões de dióxido de carbono em 12,4 toneladas, segundo o SCMP.

O navio está equipado com uma bateria principal com uma capacidade superior a 50.000 quilowatts por hora, podendo ser adicionadas mais caixas de baterias para viagens mais longas.

As caixas de baterias, que contêm 1.600 kWh de eletricidade e são semelhantes em tamanho aos contentores normais de 20 pés (6,10 metros), podem ser carregadas no navio para aumentar a sua autonomia de viagem.

O capitão Wang Jun, citado pela imprensa estatal chinesa, disse que com 24 caixas de baterias, o navio pode completar uma viagem consumindo 80.000 kWh de eletricidade, enquanto um navio porta-contentores convencional utilizaria 15 toneladas de combustível.

O navio elétrico tem cerca de 120 metros de comprimento e 24 metros de largura, e pode atingir uma velocidade máxima de 19 quilómetros por hora.

Citado pela imprensa local, um funcionário do porto de Yangshan, em Xangai, disse que os membros da tripulação receberam formação especial para o caso de incêndios que pudessem ser causados pelas baterias, uma das principais preocupações do projeto.

As chamas provocadas pelas baterias só podem ser extintas com um tipo especial de gás composto por carbono, flúor e hidrogénio.

A Semana com Lusa 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 11 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos