segunda-feira, 07 julho 2025

A ATUALIDADE

Governo de Gaza avisa que já não consegue analisar ou tratar água potável

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, avisou hoje que deixou de ter capacidade para analisar ou tratar a água potável dat faixa palestiniana, alertando que os habitantes “estão a pôr a sua vida em perigo”.

Na sequência do encerramento do Laboratório de Saúde Pública, anunciado pelo Ministério, deixaram de existir condições para continuar a analisar amostras de água potável.

O Governo acusou ainda Israel de impedir a entrada de cloro em Gaza ou de qualquer outra alternativa para tratar a água potável na Faixa de Gaza, devastada por 204 dias de incessante ofensiva israelita que já causou mais de 34.300 mortes e destruir várias infraestruturas civis.

“Todos os cidadãos da Faixa de Gaza bebem água que não é segura, colocando as suas vidas em risco”, afirmou o Ministério da Saúde.

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) voltou a alertar, na sexta-feira, que as condições de vida em Gaza “estão a deteriorar-se rapidamente” e sublinhou que a “escassez de água em Rafah”, onde vivem cerca de 1,2 milhões de deslocados e 200 mil residentes, está a aumentar o risco de surtos de doenças.

Em novembro, o relator especial da ONU sobre os direitos humanos à água potável e ao saneamento, Pedro Arrojo-Agudo, apelou a Israel para que deixasse de usar a água como arma de guerra.

“Cada hora que passa enquanto Israel impede o fornecimento de água potável à Faixa de Gaza, em flagrante violação do direito internacional, coloca os habitantes de Gaza em risco de morrer de sede e de doenças relacionadas com a falta de água potável”, afirmou em 17 de novembro, cerca de um mês após o início da guerra.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 12 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days 19 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 7 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos