O cabo-verdiano Edson da Veiga, estudante de mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, em Lisboa, venceu a competição universitária de empreendedorismo TecStorm, no valor de 2.500 euros, com uma equipa de mais quatro integrantes, apurou esta terça-feira a Inforpress.
Em declarações à Inforpress, Edson da Veiga explicou que foram três meses de competição e a fase final aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de Abril, em que a sua equipa apresentou o projecto “Parkz Data Driven Decisions”, para a categoria Data-Driven Sustainable Mobility Solutions.
“TecStorm é a maior Hackathon Universitária de Portugal. A nossa ideia é produzir dados a partir das câmaras nos parques de estacionamento e, assim, optimizar a utilização dos mesmos, contribuindo para a melhoria na criação de novos parques”, elucidou Edson da Veiga.
Segundo ele, a ideia é, também, contribuir para a redução do combustível gasto à procura de um lugar de estacionamento já que, por exemplo, 30 por cento (%) do combustível gasto nos Estados Unidos da América (EUA) é desperdiçado à procura de um lugar para se estacionar um carro”.
De acordo com Edson da Veiga, a sua equipa é formada por cinco estudantes, todos alunos de Instituto Superior Técnico, sendo dois alunos de licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Computadores, um de licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores e dois, incluindo ele, de mestrado de Engenharia Informática e de Computadores.
O TecStorm é a maior competição tecnológica de Portugal, que incentiva o empreendedorismo jovem e o lançamento de ideias inovadoras capazes de gerar impacto na sociedade.
Quatro são as categorias desta oitava edição da competição, sendo Data-Driven Sustainable Mobility Solutions, Improving Lives through Connectivity, Energy Solutions for a Low Carbon Future e Health 4.0.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments