quarta-feira, 29 maio 2024

A ATUALIDADE

São Nicolau: Vila da Praia Branca acolhe no sábado décima edição do Sodad, Festival d’Morna

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A décima edição do Sodad, Festival d’Morna, este sábado,13, na Vila da Praia Branca, município do Tarrafal, homenageia este ano a título póstumo o instrumentista Matias Santos Vieira, pai dos artistas Paulino Vieira e Toi Vieira.

Em conferência de imprensa, hoje, o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, de São Nicolau, José Freitas, avançou que o festival deste ano conta com a actuação de 33 artistas das ilhas de São Vicente, Sal, Santiago, Boa Vista, Portugal e São Nicolau.

“O festival tem como propósito promover a nossa cultura, a ilha e a música “Sodade”, por entender que a cultura é um dos pilares fundamentais do desenvolvimento e crescimento local (...) Sendo esta a décima edição esperamos realizar o melhor festival de sempre”, afirmou.

Um dos destaques deste ano é a participação da artista Nancy Vieira, que vem de Portugal, sendo que da ilha do Sal participam sete artistas, das ilhas de Santiago, Boa Vista e São Vicente chegam dois artistas cada, sendo os restantes da ilha de São Nicolau.

Estes terão como banda suporte Deiri Lopes, Carlos Cabral, Osvaldo Cabral, Flávio Brito, Tony Gomes e Katuk.

A anteceder a noite do festival, a câmara promove na quinta-feira, 11, a recepção dos artistas, seguida de uma serenata pelas ruas da cidade do Tarrafal.

Na sexta-feira, 12, será introduzido uma nova pedra no passeio artístico na vila de Praia Branca, em frente da Casa da Morna, com o nome Morgadinho.

Nesse dia, ainda será realizada a habitual conferência sobre a morna, que este ano vai debruçar sobre os temas “Cultura como fator de desenvolvimento social” e “Música como património cultural” com a participação da diretora do Património Imaterial do IPC, Carla Indira Semedo.

O programa da décima edição do Sodad, Festival d’Morna encerra no dia 17, no largo de Cimentinho, cidade do Tarrafal, com o concerto “Fado e Morna”, da fadista portuguesa Cuca Roseta.

O evento está orçado em dois milhões de escudos, conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e do Ministério do Turismo e Transportes.

O Sodad, Festival d’Mornas tem como objetivo valorizar este género musical e é realizado anualmente na localidade da Praia Branca, no Município do Tarrafal.

 

A Semana com Inforpress

Amorim
Comentário
Reduzir custos que seja com a prata da casa.
0

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
1 day 15 hours

Que grande reflexão do Água Lusa!!! Bem enquadrado. Até os nascidos na era portuguesa não são valorizados.

Daniel Dias
5 days 20 hours

Coitado do Leão Vulcão. Perdeu o emprego.

liketerra
7 days 12 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências