quarta-feira, 17 abril 2024

A ATUALIDADE

São Vicente: Projecto de requalificação da orla marítima do Porto Grande/Avenida Marginal agrada ao ministro do Mar

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ministro do Mar classificou de “excelente e digno” da cidade do Mindelo o projecto de requalificação da orla marítima do Porto Grande/Avenida Marginal, que se enquadra nas obras de construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo.

Informações avançadas pela Enapor – Portos de Cabo Verde, indicam que o projecto apresentado ao ministro Abraão Vicente é complementar ao Terminal de Cruzeiros do Mindelo e que a empresa vai financiar a requalificação proposta e “presentear” a cidade portuária com a requalificação urbana da sua maior avenida.

Na apresentação do projecto, o engenheiro Carlos Monteiro, da Enapor, explicou que a requalificação da orla marítima do Porto Grande incidirá, numa primeira fase, no troço Laginha – Marina do Mindelo.

Neste caso, precisou, está projectado o avanço em direcção ao mar, ou seja, a obra não afectará a largura da estada, e trará uma calçada artística inspirada na panaria cabo-verdiana e no “imenso mar” cabo-verdiano.

A mesma fonte indicou que os estudos se encontram em fase de conclusão e que a Enapor conta avançar com a requalificação após concertação com todos os intervenientes no processo.

A Enapor prevê apresentar publicamente o projecto final no mês de Maio do corrente ano.

Por outro lado, as obras do Terminal de Cruzeiros decorrem “em bom ritmo”, de acordo com a Enapor, com obras em terra e no mar, sendo certo que a inauguração está prevista para o primeiro semestre do corrente ano.

Para além do cais, o Terminal de Cruzeiros do Mindelo terá um edifício de recepção aos visitantes, o designado “Welcome Building”, com aproximadamente 900 metros quadrados, áreas dedicadas ao embarque e desembarque de passageiros, em regime de espaço aberto, que permitirá adaptar as operações do terminal conforme o tipo de escala dos navios.  

Terá igualmente áreas dedicadas aos serviços administrativos do terminal, área para scanner de bagagens, sala de reunião, recepção/informações, casas de banho adaptadas e um terraço acessível. 

 

A Semana com Inforpres

02 de abril 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Amorim
6 days

Que se diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Amorim
6 days

Reduzir custos que seja com a prata da casa.

Amorim
6 days 22 hours

Álcool mata e pode induzir à prática de crime. Aorendam.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências