sexta-feira, 04 julho 2025

A ATUALIDADE

SADC apoia candidatura de Angola à liderança da União Africana

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O conselho de ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) aprovou hoje, em Luanda, a metodologia de eleição da próxima liderança da União Africana (UA), subscrevendo a candidatura de Angola ao cargo.

De acordo com o presidente do conselho de ministros da SADC, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, o encontro, que terminou hoje na capital angolana, aprovou 47 decisões, sendo a última sobre a metodologia de eleição da próxima liderança da UA.

Pelo menos 46 decisões foram aprovadas domingo e uma sobre a rotatividade na liderança na União Africana aprovada hoje, no segundo e último dia do encontro.

“Hoje terminamos com uma nova decisão que tem a ver com a próxima liderança da comissão da União Africana, uma questão bastante importante, portanto era preciso termos essa última decisão adicional que é da região austral”, disse Téte António em declarações aos jornalistas.

Segundo o embaixador angolano, a SADC tem sempre uma posição comum quando se trata de candidaturas e a decisão aprovada hoje, em conselho de ministros, vem “consagrar” a posição da Comunidade sobre a metodologia de eleição da próxima liderança da comissão da União Africana.

“Uma próxima presidência rotativa anual da União Africana que será a presidência angolana”, salientou Téte António.

Segurança alimentar, juventude, industrialização da região, fator humano, paz e segurança e saúde, constam também das decisões saídas hoje do encontro, como noticiou a Rádio Nacional de Angola.

Angola, que assumiu a presidência rotativa da SADC (bloco regional composto por 16 países) em agosto de 2023, deve formalizar, no final deste ano, junto da Comissão da UA, a sua candidatura à presidência rotativa desta organização continental.

Téte António defendeu no domingo, na abertura dos trabalhos, mais atenção às necessidades dos jovens no contexto de desenvolvimento do capital humano, apontando o acesso à educação e ao emprego entre os principais desafios.

O Zimbabué receberá este ano a presidência rotativa da SADC que lhe será passada por Angola.

A Semana com Lusa

12 de Março de 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
7 days 9 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
7 days 15 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
7 days 15 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos