sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Quarta edição do Festival Literário Morabeza está de volta à capital cabo-verdiana ainda este mês

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A 4ª edição do Festival Literário Morabeza - Festa do Livro de Cabo está de volta à capital cabo-verdiana, após a sua interrupção devido a pandemia da covid-19 e conta com participação de grandes personalidades nacionais e internacionais.

O anúncio foi feito  esta quarta-feira pela curadora da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV), Matilde Santos, em conferência de imprensa, na cidade da Praia.

A mesma fonte considerou que nesta quarta edição o festival literário almeja dar continuidade à sua missão de promover o livro, a leitura e a literacia, através de uma programação que integra vários sectores da cultura.

Durante quatro dias, precisou, o evento reunirá escritores, investigadores, ilustradores e outros especialistas nos domínios do livro e da literacia das diferentes especialidades literárias, para discutir a relevância do livro e da literacia no desenvolvimento cultural de um país.

“Participam nesta quarta edição do festival Morabeza grandes personalidades nacionais e estrangeiras, renomados especialistas da produção literária e da ciência ao serviço da literatura”, concretizou a curadora.

Entre as figuras nacionais, Matilde Santos destacou um dos expoentes da literatura cabo-verdiana, Germano Almeida, e Evel Rocha e Dai Varela, que estão a dar os seus primeiros passos neste mundo literário, pois, continuou, a ideia é juntar as diversas gerações de escritores nesta edição.

Entre as participações estrangeiras destacou o professor doutor Henrique Vasques Justo, presidente do Instituto Europeu de Estudos Superiores em Portugal, psicólogo clínico e neuropsicólogo, que irá debruçar sobre o tema “As ligações entre a neurologia e as leituras”.

Apontou ainda Lauren Rouse Teixeira, escritora luso-britânica e filha de cabo-verdiana, que, com apenas 11 anos, já se destaca no ofício literário.

O evento contará com cinco painéis temáticos, a começar pelos clássicos da literatura cabo-verdiana e a nova geração de escritores, a relevância da ilustração nos livros infantojuvenis, conexões entre o cérebro e a leitura, às finalidades dos livros infantojuvenis e por fim a criatividade no mundo literário.

Em simultâneo, informou Matilde Santos, estão agendadas feira de livros, oficinas, sessões de contos, conversas e uma coleção em torno do livro e da literatura no Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, nas escolas básicas e secundárias da cidade da Praia, na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), no Auditório Nacional e no Palácio da Cultura Ildo Lobo.

O Festival Literário Morabeza já marcou presença noutras ilhas, mas este ano, por ser de retoma e por questões financeiras, é mais prático a sua realização só na cidade da Praia, segundo a mesma fonte.

A 4ª edição do Festival Literário Morabeza - Festa do Livro conta com o alto patrocínio da Cabo Verde Telecom – CV Telecom.

 

A Semana com Inforpress

07 de março 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 18 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 17 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 16 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos