quarta-feira, 17 abril 2024

A ATUALIDADE

Costa em Paris para reunião de líderes internacionais sobre apoio contínuo à Ucrânia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Dois dias depois de se terem assinalado os dois anos da invasão russa do território ucraniano e numa altura em que a Ucrânia corre risco de ficar sem liquidez no final de março, Emmanuel Macron convocou uma reunião de alto nível para “analisar os meios disponíveis para reforçar a cooperação entre os parceiros no apoio à Ucrânia”, segundo a Presidência francesa.

Contando com líderes ou representantes de países da União Europeia (UE) e de outros, a ocasião servirá para “estudar os meios disponíveis para reforçar a cooperação entre os parceiros que apoiam a Ucrânia”, adiantou o Eliseu.

Na reunião, que começa ao final da tarde e se deve estender para jantar, Portugal estará representado pelo chefe de Governo, António Costa.

No sábado, aquando do segundo aniversário da guerra, o primeiro-ministro português afirmou que Portugal estará ao lado da “resistência heroica” do povo e das forças armadas ucranianas pelo tempo que for necessário, até que seja alcançada uma paz justa e duradoura.

Nos últimos dias, vários governos europeus insistiram na necessidade de fornecer equipamento militar e financiamento à Ucrânia.

O encontro de desta segunda-feira surge depois de, no início de fevereiro, numa cimeira europeia extraordinária em Bruxelas, os líderes da UE terem chegado a acordo sobre a revisão do Quadro Financeiro Plurianual 2024-2027 para incluir uma reserva financeira de 50 mil milhões de euros (dos quais 17 mil milhões de euros em subvenções) para os próximos quatro anos para a Ucrânia, mobilizados consoante a situação no terreno.

A Semana com Lusa

27 de Fevereiro de 2024

bem fika
bom
Costa Costa
0

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Amorim
6 days 2 hours

Que se diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Amorim
6 days 2 hours

Reduzir custos que seja com a prata da casa.

Amorim
6 days 23 hours

Álcool mata e pode induzir à prática de crime. Aorendam.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências