quarta-feira, 29 maio 2024

A ATUALIDADE

PR cabo-verdiano recebe homólogos de Portugal e Angola para celebrar libertação do Tarrafal  

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente cabo-verdiano vai acolher os homólogos de Angola e Portugal em 01 de maio no Tarrafal, ilha de Santiago, para celebrar os 50 anos da libertação dos presos políticos do campo de concentração que ali existiu, anunciou hoje em comunicado.

“Os presidentes da República de Angola, João Lourenço, e da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, juntar-se-ão ao Presidente José Maria Neves, no Tarrafal, no 01 de maio”, lê-se no documento citado pela Lusa.

Presos angolanos, cabo-verdianos e portugueses permaneciam no campo aquando da libertação, em 01 de maio de 1974, poucos dias depois da queda da ditadura do Estado Novo e do regime colonial, com o 25 de Abril, em Portugal, assinala o documento.

A presença dos três chefes de Estado pretende ser “uma celebração conjunta para render justa e vibrante homenagem a todos aqueles que doaram a sua vida e que muito sofreram pela firmeza das suas convicções e total entrega à causa maior da liberdade e dignidade” dos seus povos, acrescenta a nota.

A presidência cabo-verdiana indica que, além da celebração agendada para 01 de maio, “um substancial programa está a ser elaborado, em articulação com outros órgãos de soberania, a Câmara Municipal do Tarrafal e outros parceiros”.

24 fevereiro 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
1 day 15 hours

Que grande reflexão do Água Lusa!!! Bem enquadrado. Até os nascidos na era portuguesa não são valorizados.

Daniel Dias
5 days 20 hours

Coitado do Leão Vulcão. Perdeu o emprego.

liketerra
7 days 12 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências