sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Porto Novo: Construção e requalificação de estradas constituem “sonhos” de muitas comunidades

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
A construção e requalificação de estradas de acesso constituem ainda um “sonho” de muitas comunidades rurais no município do Porto Novo, em Santo Antão, conforme constatou a Inforpress.

Localidades isoladas como Dominguinhas, Faial, Monte Trigo e Pascoal Alves “sonham” com a construção de estradas de acesso, no dizer das respectivas associações comunitárias, que têm estado a insistir na necessidade de se desencravar essas localidades com potencial económico.

Dominguinhas e Faial são duas zonas agrícolas que, segundo o presidente da associação local dos agricultores, Idarlino Fortes, precisam de estradas de acesso para capitalizar o seu potencial agrícola.

Monte Trigo, por ser uma aldeia piscatória, precisa também de uma estrada de acesso, conforme o representante da comunidade, Augusto Miranda, para quem “a estrada deixa muita falta” a essa zona piscatória, que se situa nas proximidades do banco de pesca do Noroeste.

Na zona de Pascoal Alves, os moradores vivem da pecuária e, por isso, têm estado a sonhar com a estrada de acesso para facilitar o escoamento do queijo, que é muito produzido nesse povoado.

Na Ribeira Fria, Chã de Norte, Ribeira dos Bodes, Planalto Norte, Lagoa da Ribeira das Patas, Catano, Manuel Lopes e em Tabuga a aspiração dos moradores tem a ver com a requalificação das respectivas vias de acesso.

O plano de desenvolvimento estratégico horizonte 2030 do município do Porto Novo destaca as estradas para Ribeira dos Bodes, Ribeira Fria, Chã de Norte, Planalto Norte e Lagoa da Ribeira das Patas como as que devem ser priorizadas nos próximos anos.

O Governo já anunciou, para este ano, o arranque das obras de requalificação das estradas para Ribeira dos Bodes e Ribeira Fria no quadro de um pacote de investimentos para o município do Porto Novo, financiado pelo Banco Mundial, que inclui ainda a requalificação do troço Ponta d’Atum – Praia, em Tarrafal de Monte Trigo.

Conforme constatou ainda a Inforpress, os cerca de 50 agricultores em Chã de Norte têm feito, nos últimos anos, uma forte pressão ao Governo no sentido da requalificação da estrada que liga essa zona agrícola e piscatória à Ribeira da Cruz.

O mesmo acontece com a estrada do Planalto Norte, uma zona com muito potencial turístico e cujo acesso é feito através de uma via de terra batida, que está constantemente em mau estado.

Em termos de construção de estrada, a prioridade, segundo o edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, deverá recair em Dominguinhas e Faial, devendo as obras iniciar até 2026, segundo a previsão do autarca, segundo o qual o Governo e a sua autarquia têm “no centro de atenção” a edificação dessa estrada.

 

A Semana com Inforpress

15 de fevereiro 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 12 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 11 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 9 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos