quinta-feira, 28 março 2024

A ATUALIDADE

Fogo: Ministério da Agricultura apela agricultores a estarem atentos ao surgimento de pragas para “tratamento atempado”

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente, Jaime Ledo de Pina, reforçou hoje o apelo aos agricultores para estarem atentos ao surgimento de pragas nas suas parcelas para o tratamento atempado.

Em conferência de imprensa, o delegado lembrou aos agricultores que o combate de praga é da responsabilidade dos mesmos, mas a delegação disponibiliza pesticidas (rapax) e assistência técnica aos agricultores, sempre que necessário e exclusivamente nas zonas infestadas, e cuja densidade da praga justifica a intervenção.

Para tal, referiu, os agricultores devem organizar-se nas suas comunidades para receber os meios necessários e a assistência técnica para combater a praga, observando que devem contactar ao detectar pragas os centros de extensão rural nas comunidades mais próximas onde existem, ou delegações de competências nas câmaras municipais de Santa Catarina e de Mosteiros ou diretamente a Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente, em São Filipe, através do telefone 2611168.

“Esta luta é integrada e estamos e estamos a fazer dois combates, um com recurso trichogramma, inimigo natural da lagarta de cartucho de milho, que é produzido no laboratório de Campanas Baixo e outro com recurso pesticida ‘rapax’”, declarou, observando que ambos os meios são produtos biológicos e não representam perigo.

Jaime Ledo de Pina voltou a pedir a cooperação dos agricultores que não devem pensar que o combate é apenas da responsabilidade do ministério.

Neste momento, segundo o delegado, regista-se a presença de praga de lagarta de cartucho de milho no município de Mosteiros onde uma equipa técnica está a fazer o combate e sobretudo na zona norte de São Filipe, desde Campanas de Baixo até Ponta Verde, área de maior concentração da praga neste momento e onde a delegação tem várias equipas no terreno.

Para o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente, os agricultores deviam evitar publicações esporádicas nas redes sociais e contactar diretamente os técnicos do ministério para agir automaticamente, sublinhando que com a publicação os agricultores estão a perder o foco, mas também a levar os técnicos do ministério a desfocar daquilo que é o essencial, o combate no terreno.

O contacto direto é mais para permitir a delegação organizar a saída das equipas técnicas para o terreno, referiu Jaime Ledo de Pina, mas também para organizar os agricultores porque a delegação não pode distribuir a cada um os meios para fazer o combate, observando que um litro de ‘rapax’ dá para tratar “uma grande extensão” de terreno.

Neste momento, as equipas técnicas da delegação da Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente estão a efetuar a distribuição de trichogramma produzido no laboratório e a fazer demonstração da sua aplicação, observando que os ovos são colocados nas plantas do milho a uma distância de 50 metros.

Os mesmos vão eclodir num tempo de 24 horas e têm capacidade para multiplicar, destruindo assim a praga de lagarta de cartucho do milho.

Além de trichogramma e da ‘rapax’, a delegação, segundo Jaime Ledo de Pina, produziu no período antes das chuvas e colocou em várias parcelas da ilha do Fogo armadilhas para capturar o macho da lagarta de cartucho de milho.

As armadilhas, segundo o mesmo, servem para monitorizar a presença de lagarta de cartucho de milho, por um lado, e por outro permite fazer o combate já que os machos capturados deixarão de acasalar as fêmeas, reduzindo assim a capacidade de reprodução.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Meu nome
12 days 20 hours

nhoz fulia mpd na mar nhoz txora so saco plastico ki pod dentu del

José Teodoro de Jesus Cardoso
13 days 14 hours

Concordo contigo Cesar, e quem é contabilista de verdade e ama a sua profissão deve subscrever a este artigo.

Jose Dias
20 days 22 hours

Basta as autoridades Russas emitirem mandados de captura contra os membros da TPI !

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências