quinta-feira, 18 abril 2024

A ATUALIDADE

Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos quer clínicos nacionais a tomarem conta do sistema

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos (OMC) quer capacitar os clínicos nacionais “para tomarem conta do sistema” de saúde, onde um terço dos médicos são estrangeiros, sobretudo cubanos e chineses, segundo o bastonário desta associação profissional de Cabo Verde.

Em entrevista à agência Lusa, em Lisboa, o bastonário da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos (OMC), Danielson Veiga, reconheceu as carências e os desafios do setor num país que tem 550 mil habitantes dispersos em nove das suas 10 ilhas, para os quais existem dois hospitais centrais e quatro regionais.

Dos 650 médicos inscritos na OMC, só 400 estão no ativo e o país dispõe apenas de quatro cirurgiões, um deles o bastonário.

Acresce a este cenário que duas das ilhas – Sal e Boavista – têm uma vocação 100% turística, principal motor económico do país.

“O turismo tem sido o motor do desenvolvimento de Cabo Verde” e, “sem um sistema de saúde coeso, de qualidade, o processo de turismo pode ficar comprometido”, alertou.

Para Danielson Veiga, além do número de médicos, que é “muito deficitário”, os serviços médicos em Cabo Verde são “praticamente garantidos por clínicos gerais”, uma prática que “não satisfaz” a ordem.

O médico, que dirige o serviço de cirurgia do Hospital Agostinho Neto, na capital Praia, ilha de Santiago, defende a capacitação dos médicos cabo-verdianos para que possam “tomar conta do sistema”, onde atualmente 30% dos clínicos são estrangeiros.

Reconhece, contudo, que as “dificuldades financeiras” que o país atravessa – com mais de 13% da população a viver com menos de um dólar por dia, segundo as Nações Unidas – não garantem uma atratividade aos profissionais de saúde para que estes permaneçam no país.

“É do nosso interesse ter um SNS robusto, com médicos capacitados e tentar reduzir, o mais possível, o número de estrangeiros que trabalham para o sistema (…) e entregar a saúde na mão dos cabo-verdianos”, declarou.

O bastonário indicou que já existem médicos a trabalhar no sistema privado de saúde em Cabo Verde, que é ainda “deficiente” e que “não cobre todas as atividades do ato médico”.

Para tal também contribui a falta de um seguro de saúde competitivo e com capacidade de dinamizar o sistema privado, disse.

“Se esse seguro de saúde tiver impacto, ou melhorar, penso que vai haver uma boa dinamização do sistema privado” de saúde, disse.

Até lá, os cabo-verdianos são obrigados a fazer um seguro público de saúde e a possibilidade de fazerem outro seguro de saúde, para o setor privado, implica uma disponibilidade financeira que não existe na maioria da população.

“Queremos que o governo crie uma lei, em que o utente tenha direito de escolha” entre fazer um seguro para o sistema público ou privado, defendeu.

Danielson Veiga esteve em Lisboa, a convite do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, para formação sobre cirurgia oncológica.

O bastonário aproveitou a presença em Portugal para realizar vários contactos que visaram reforçar as relações entre os dois países, como o que manteve com o seu homólogo português, Miguel Guimarães. A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Amorim
6 days 10 hours

Que se diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Amorim
6 days 10 hours

Reduzir custos que seja com a prata da casa.

Amorim
7 days 7 hours

Álcool mata e pode induzir à prática de crime. Aorendam.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências