segunda-feira, 22 junho 2026

A ATUALIDADE

Santo Antão: Moradores da Ponta do Sol dizem-se “abandonados” pelas autoridades

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os moradores da Ponta de Sol, em Santo Antão, pediram  este domingo, durante uma manifestação, mais dinâmica e desenvolvimento, queixando-se do abandono das autoridades a nível da iluminação pública e das infraestruturas degradadas.

A manifestação, realizada no final da tarde de domingo, foi convocada no início desta semana por um grupo de moradores, que denunciaram problemas de iluminação pública na cidade da Ponta do Sol, o que levou a Empresa de Distribuição de Electricidade de Cabo Verde – EDEC, de imediato, a iniciar a reposição de algumas lâmpadas que não funcionavam.

Hoje(21/09), contudo, os manifestantes saíram às ruas da cidade expondo outros problemas, através de cartazes com várias palavras de ordem.

Em declarações à Inforpress, Jorge Martins, um dos manifestantes, disse que “a cidade da Ponta do Sol encontra-se abandonada”, por isso resolveram denunciar um aglomerado de problemas como a falta de segurança pública, falta de um mercado de peixe, posto de combustível inativo, a promessa de um cine-teatro, degradação do estádio municipal de futebol e problemas com bancadas degradadas na praça pública.

“Ponta do Sol é uma cidade sedenta de desenvolvimento, uma cidade que requer infraestruturas para poder desenvolver-se, no entanto, está totalmente esquecida e abandonada, então estamos a reivindicar todas etas situações para ver que não é só a falta de iluminação”, denunciou.   

Segundo a mesma fonte, é preciso mais desenvolvimento e se não forem tomadas medidas voltarão a fazer manifestações para exigir a dinâmica que Ponta do Sol já teve. 

Por sua vez, o morador Paulino Silva disse que a cidade da Ponta do Sol está desvalorizada a nível do desporto, enquanto Djassi Sequeira realçou que a cidade “está abandonada” e estão cansados de pedir favor às autoridades para resolverem os problemas, por isso tiveram que manifestar pelas ruas.

Em relação a algumas lâmpadas que foram repostas na cidade da Ponta do Sol pela Empresa de Distribuição de Eletricidade de Cabo Verde - EDEC os moradores exigem que sejam colocadas lâmpadas Led.

Há alguns meses o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Armindo Luz, anunciou trabalhos no antigo mercado de peixe, obra que ainda não arrancou.

Em relação ao Estádio Municipal de Futebol, o edil anunciou esta semana um relvado novo para a realização do campeonato 2025-26 e prometeu futuras intervenções no mesmo espaço.

A passeata realizada no domingo a exigir melhorias em Ponta do Sol passou em frente ao edifício da Câmara Municipal da Ribeira Grande e foi encerrada na zona piscatória de Lagedos.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
14 days 20 hours

Meus senhores isso e uma boa recomendação, quem aviso amigo e principalmente na setuasao que estamos apassar se não faz is ...

jcf
15 days 19 hours

Não é sério transformar o exame de Matemática no bode expiatório de todos os males. O exame não é “difícil” por m ...

wilson veiga
17 days 21 hours

Francamente, há críticas que são tão pobres que nem chegam a ser oposição, são apenas má-fé com microfone, sobretudo ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos