A Associação Sphyrna anunciou que atingiu a marca de mil indivíduos da espécie tubarão-bicudo Rhizoprionodon acutus amostrados, após um ano e sete meses de monitorização na baía de Sal Rei, na ilha da Boa Vista.
De acordo com uma publicação feita hoje pela associação, o marco foi atingido na semana passada no âmbito dos trabalhos de investigação da organização, num dia em que a superfície da água registava 26,6 °C e a visibilidade era de 0,64 metros.
O milésimo indivíduo registado foi uma fêmea com 41 centímetros de comprimento que ainda apresentava uma cicatriz umbilical aberta.
A espécie é classificada como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), e a pesca é identificada como a sua principal ameaça.
A Associação Sphyrna dedica-se a investigação e conservação de ecossistemas marinhos, com especial foco em tubarões e outros elasmobrânquios.
Tem a disseminação de informações sobre a importância dessas espécies como uma das suas principais missões e do projeto “Odju na Mar”, financiado pelo GEF SGP Cabo Verde
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments