segunda-feira, 01 setembro 2025

A ATUALIDADE

Lula diz que vai convidar Trump para a COP30 na Amazónia brasileira

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, disse esta terça-feira que vai ligar ao chefe de Estado norte-americano para que Donald Trump participe na Cimeira das Nações Unidas do Clima (COP30), numa altura de crise diplomática entre os dois países.

“Eu não vou ligar para Trump para comercializar, porque ele não quer falar. Mas eu vou ligar a Trump para o convidar para a COP, porque quero saber o que ele pensa da questão climática“, disse o chefe de Estado brasileiro, durante uma reunião no Palácio Itamaraty em Brasília.

“Se ele não vier, vai ser porque não quer, mas não vai ser por falta de delicadeza, charme e democracia”, insistiu Lula da Silva referindo-se à cimeira que deverá decorrer em novembro na cidade brasileira de Belém do Pará.

Quanto às tarifas de 50% que deverão entrar em vigor hoje, 06, impostas por Donald Trump a vários produtos brasileiros, Lula da Silva garantiu que o Governo está a preparar “um plano de contingência para mitigar esse ataque injusto e aliviar os prejuízos económicos e sociais“.

Na quarta-feira, os Estados Unidos impuseram a Lei Magnitsky a Alexandre de Moraes, dispositivo que impõe sanções económicas por violações graves contra os direitos humanos ou corrupção.

Poucas horas depois, o Presidente norte-americano, Donald Trump, assinou o decreto que oficializa a imposição de tarifas de 50% a vários produtos brasileiros.

As duas decisões foram vistas como intimamente ligadas, tendo como peça central Alexandre de Moraes, relator do processo no qual Jair Bolsonaro e o seu núcleo são acusados de tentativa de golpe de Estado contra a vitória eleitoral de Lula da Silva nas presidenciais de 2022.

De acordo com o Ministério Público, além de discutir com os seus ministros e altos oficiais militares medidas para anular as eleições e até mesmo matar Lula da Silva, Bolsonaro incentivou o ataque às sedes da Presidência, do Congresso e do Supremo Tribunal, promovido por milhares de radicais a 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

A Semana com Observador/Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Mario
2 days 6 hours

Faça-se o monumento! A história vai agradecer!

Terra
2 days 12 hours

A democracia em Cabo Verde nao existe direitos da liberdade so existe para os políticos? Me disculpa dereito de falar.

Filomena
2 days 23 hours

Oxalá se resolva de uma vez por todas o probkema dos transportes para a Brava. Quem é esse. engracado que vaticinou que ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos