domingo, 31 agosto 2025

A ATUALIDADE

Portugal: Carta aberta contra despejos em Amadora, Loures e Odivelas com mais de 2.000 subscritores

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Uma carta aberta promovida pelo Movimento Vida Justa contra despejos nos concelhos de Amadora, Loures e Odivelas (Portugal) já recolheu em menos de 24 horas mais de 2.000 subscritores, entre os quais 60 organizações.

“Exigimos a suspensão imediata dos despejos perante a crise de falta de respostas habitacionais. Exigimos um programa nacional de emergência habitacional e realojamento para as famílias sem casa ou em risco de despejo. Exigimos humanidade, justiça e respeito. Porque viver com dignidade não é um privilégio, é um direito”, escreve o autor da carta aberta.

Na carta denominada “parar os despejos e resolver a situação da habitação” e disponível em https://pararosdespejos.vidajusta.org/, o autor critica a actuação das autarquias e do Estado central que nada fazem para resolver um problema que afecta uma grande parte da população.

De recordar que moradores cabo-verdianos estão entre as famílias despejadas do Bairro do Talude Militar, em Loures, na Grande Lisboa, na segunda e terça-feira, conforme confirmaram à Inforpress conterrâneos que residem no mesmo bairro.

Os despejos, iniciados na segunda-feira, foram suspensos na terça-feira após uma decisão do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa que decretou a interrupção das demolições.

A Câmara Municipal de Loures ordenou a demolição de 64 habitações, ou “barracas de lata”, construídas pelos próprios moradores no Talude Militar, onde vivem cerca de 161 pessoas, incluindo idosos, mulheres, homens e crianças.

Ao todo, foram demolidas 55 construções, sendo 51 no primeiro dia e quatro na manhã de terça-feira.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Mario
1 day 10 hours

Faça-se o monumento! A história vai agradecer!

Terra
1 day 16 hours

A democracia em Cabo Verde nao existe direitos da liberdade so existe para os políticos? Me disculpa dereito de falar.

Filomena
2 days 3 hours

Oxalá se resolva de uma vez por todas o probkema dos transportes para a Brava. Quem é esse. engracado que vaticinou que ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos