sábado, 05 julho 2025

A ATUALIDADE

São Filipe: Corrida de cavalos enquadrada na Semana da Cidade adiada por motivos logísticos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A tradicional corrida de cavalos, enquadrada na programação da Semana da Cidade, que decorre entre 05 e 12 de Julho para celebrar a elevação de São Filipe à categoria de cidade, foi adiada por motivos logísticos no transporte.

A câmara de São Filipe, que em parceria com a Associação de Hipismo do Fogo e o grupo de organização programou esta prova, anunciou, quinta-feira, que a decisão se deve a problemas logísticos no transporte dos animais de outras ilhas para o Fogo.

“A corrida de cavalo, integrada no programa da Semana da Cidade, será adiada para nova data a anunciar brevemente, provavelmente para o mês de Agosto, caso se normalize a situação dos transportes marítimos de e para o Fogo”, informou a autarquia na sua página nas redes sociais.

A nota da edilidade explica que o adiamento deve-se ao facto de alguns cavalos inscritos se encontram actualmente fora da ilha, impossibilitando a sua chegada a tempo.

Segundo a organização, quatro cavalos do Fogo - Vulcão, Bless, Força Emigrante e Miss Fogo - estão na cidade da Praia, e apenas dois dos cavalos que participam nas corridas estão na ilha do Fogo - Fradu Fra e América, o que inviabiliza a realização da prova na data inicialmente agendada.

Além dos quatro cavalos do Fogo que estão na cidade da Praia, espera-se a participação de outros três da ilha de Santiago.

A decisão de adiar a prova, segundo a autarquia, visa garantir a participação “justa e inclusiva” de todos os concorrentes e preservar a qualidade e o prestígio do evento, lembrando que a “corrida de cavalos é mais do que uma competição, é uma expressão da história, das raízes e do orgulho são-filipense”.

A câmara de São Filipe assegurou que a corrida será realizada assim que todas as condições estiverem reunidas e que as inscrições continuam abertas.

Os prémios em disputa serão mantidos, num valor global de 700 contos para os seis primeiros classificados (200, 150, 120, 90, 80 e 60 mil escudos, respectivamente), como forma de valorizar o esforço dos participantes e a importância desta tradição no município.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
2 days 7 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
2 days 14 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
3 days 2 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos