quinta-feira, 03 julho 2025

A ATUALIDADE

Fogo: Monitor de boxe utiliza espaço aberto para promover a modalidade entre jovens

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O professor de educação física, ex-atleta e actual monitor de boxe Hélder Silva está a utilizar o espaço aberto no Parque de Alto Santa Luzia para promover a modalidade entre os jovens, aguardando mais e melhores condições.

Depois de um período de inactividade, a prática do boxe começou a ganhar força na ilha do Fogo graças à dedicação de Hélder Silva que com a iniciativa pretende revitalizar o boxe na ilha, formar novos talentos e promover o desporto como ferramenta de disciplina e desenvolvimento pessoal.

Sem um espaço apropriado para os treinos, as sessões têm sido realizadas ao ar livre, numa das placas do Parque Alto Santa Luzia, nas imediações do aeródromo de São Filipe, espaço que também é utilizado por praticantes de ginástica.

"Como estamos no início e ainda sem um espaço fechado, utilizamos o ar livre. Isso não só nos permite continuar os treinos, como também atrai a atenção de outros jovens", explicou Hélder Silva.

Indicou que antes trabalhava com grupo de crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, mas que ultimamente trabalha com jovens dos 15 a 18 anos, além de dois adultos que já tiveram experiência prévia na modalidade.

Para os treinos, o grupo dispõe apenas de luvas e cordas, já que ainda não dispõe, por exemplo, de “sacos de pancada”, disse o monitor, que sublinhou que apesar das limitações o projecto segue firme e com um bom número de inscritos.

"Sabemos que existe uma associação de boxe que está inativa e queremos reativá-la para termos melhores condições e apoio institucional", acrescentou o treinador.

O principal objectivo é formar atletas capazes de representar o Fogo em competições regionais e nacionais, mas o mais importante que formar atletas, é formar homens, disse o treinador.

Lembrou queo boxe é uma disciplina que muitos confundem com violência, mas que na verdade promove autocontrole, responsabilidade e resiliência.

Com formação adquirida através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Hélder Silva está determinado a continuar o trabalho enquanto estiver na ilha.

"Aprendi muito como atleta e agora quero retribuir transmitindo esses conhecimentos aos jovens da ilha do Fogo", garantiu Hélder Silva, que se mostrou disponível para continuar os treinos no espaço aberto até que surjam melhores condições para a prática desta modalidade rumo à ascensão da modalidade na ilha.

O ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, anunciou no passado dia 17 de Junho, aquando da inauguração da delegação do Instituto do Desporto e da Juventude e da primeira formação de monitores desportivos, que a ilha do Fogo será equipada com um ringue de boxe para o desenvolvimento da modalidade e do desporto.

Na ocasião, o governante destacou o potencial do boxe e revelou que, na ausência de um ringue, o Governo está a trabalhar para dotar a ilha desse equipamento, “essencial para que os atletas possam ter condições de treino e de competição e assim conseguir evoluir”.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
6 days 19 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
7 days 1 hour

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
7 days 1 hour

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos