sexta-feira, 04 julho 2025

A ATUALIDADE

Praia: Inaugurada Escola Francófona de Liderança de Cabo Verde para acolher 38 crianças até 05 anos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Escola Francófona de Liderança de Cabo Verde foi inaugurada hoje em Palmarejo, na cidade da Praia, com capacidade para acolher até 38 crianças, de zero a 05 anos, anunciou a directora Lindzai Lopes.

Em declarações à Inforpress, a mesma fonte deu conta da sua satisfação por ter realizado este sonho, que considera ser “o esforço de muito trabalho” para ter espaço.

Lindzai Lopes explicou que o objectivo da abertura deste espaço é formar crianças bilingues, “conscientes e preparados para o mundo”, afirmando que Cabo Verde recebe turistas e tem relação com outros países a nível de comércio e trabalho.

Por isso considerou "importante" incutir a prática das línguas estrangeiras desde a infância.

Este projecto nasceu, segundo a mesma fonte, com a missão de oferecer uma educação bilingue de qualidade desde a infância, integrando o francês e o português como ferramentas de crescimento intelectual e cultural.

Para além de transmitir conteúdos, frisou que esta escola também incute valores aos seus alunos para que cresçam com ensinamentos que lhes levam para melhores escolhas no futuro, de acordo com esta responsável.

Contou que começaram com uma turma simples de jardim infantil, mas que o projecto vai muito mais além disso, pois a ideia é alargar até uma escola primária completa, e futuramente, “uma formação contínua para os líderes do amanhã”.

Este espaço, que começou a funcionar desde do mês de Setembro de 2024, já acolheu 16 crianças.

Afirmou que a nível de aprendizagem, as crianças convivem naturalmente com a língua francesa, através da canção, brincadeiras e que estão a aprender com "muita fluidez".

Para o ano lectivo 2025/2026, disse que tem “um grande projecto em vista”, o da criança e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visa envolver os alunos nos ODS, através das actividades práticas e pedagógicas.

“Queremos preparar crianças conscientes, com voz-activa, capazes de representar Cabo Verde junto das Nações Unidas na defesa da promoção dos ODS”, sublinhou.

Lindzai Lopes avançou que nos próximos dias vão iniciar as colónias de férias para as crianças até os 12 anos, voltada para o ensino de francês de desenvolvimento de competências e liderança.

Em representação dos pais, Ismaila Sene agradeceu toda a equipa que trabalha nesta escola pelo engajamento e tudo que tem feito pelas as crianças.

Reiterou a confiança e a contribuição dos pais para que esta escola continue a ter “cada vez mais sucessos”.

Após a inauguração, as crianças fizeram demonstração de tudo um pouco que aprenderam ao longo do ano.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
1 day 7 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
1 day 19 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos