sábado, 05 julho 2025

A ATUALIDADE

São Vicente: UCID incita a uma reforma “corajosa estrutural e transformadora” do Estado

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) propôs hoje, no Mindelo, que seja realizada uma reforma do Estado “corajosa, estrutural e transformadora”, com uma governação melhor e confirma estar pronta para assumir essa liderança.

O repto foi lançado pelo presidente do partido, João Santos Luís, em conferência de imprensa, em que considerou que o Estado de Cabo Verde “está a falhar com as cabo-verdianas e os cabo-verdianos, pelo facto de estar demasiado concentrado, demasiado pesado, e demasiadas vezes ineficaz”.

Daí, a proposta para “uma verdadeira reforma do Estado, corajosa, estrutural e transformadora”, quando o que se tem assistido, segundo a mesma fonte, é uma “centralização excessiva como forma silenciosa de injustiça territorial”.

A actual forma de governação, enfatizou João Santos Luís, “mata a iniciativa local, trava soluções criativas e aprofunda o sentimento de exclusão”.

Por estas razões, a UCID, acrescentou, defende uma regionalização com responsabilidade, sem criar mais custos, mas com mais resultados, sem complicações administrativas e com impacto directo na vida das pessoas.

“Observa-se uma premente necessidade de eliminação de duplicações, corte de excessos e valorização do essencial. Um Estado que pesa demais é um Estado que trava o país”, ressaltou o líder do partido.

Actualmente, a máquina governativa, criticou a mesma fonte, “consome milhões, mas entrega muito pouco”, com ministérios que se sobrepõem, institutos que fazem o mesmo trabalho, direcções que existem “apenas para justificar nomeações e salários chorudos a amigos e militantes do partido”. 

“O país não pode continuar a funcionar como se fosse um aparelho ao serviço de um grupo”, censurou João Santos Luís, para quem Cabo Verde “não precisa de um Estado maior e sim de um Estado melhor”. 

E essa transformação, asseverou, só será possível com coragem política e visão de futuro que a UCID tem e está pronta para liderar.

Questionado se o partido pretende ser poder, João Santos Luís admitiu que sim e apresentou a sua equipa como única alternativa para essa mudança com “verdade, justiça e visão”.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
2 days 8 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
2 days 14 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
3 days 2 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos