sexta-feira, 04 julho 2025

A ATUALIDADE

São Vicente: Associação desenvolve projecto de reaproveitamento de desperdício de peixe para ração animal

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Associação de Peixeiras do Mindelo (APM) está a desenvolver um projecto de reaproveitamento de desperdício de peixe, como cabeças, tripas ou espinhas, para produzir ração animal.

Esta informação foi avançada à Inforpress, pelo coordenador de projectos da Associação de Peixeiras do Mindelo, Tancredi Rallo, que explicou que esta iniciativa piloto, executada por três peixeiras e um tratador de peixe, junta saberes tradicionais e inovação para promover o bio-empreendimento com impacto social e ambiental. 

“No âmbito da redução dos desperdícios, e para fechar o círculo da economia circular, fizemos um projecto piloto de reaproveitamento de resíduos de peixe. A ideia é recolher todos os resíduos de peixe gerados no mercado de peixe, e fazer alguma coisa com eles. O que se pode fazer com o resíduo é cozinhar, secar e depois moer para obter farinha de peixe”, explicou.

Segundo a mesma fonte, a ideia é produzir farinha de peixe misturada com milho ou soja que pode ser utilizada como ração animal.

Para isso, avançou, criaram uma pequena estrutura para secagem do desperdício de peixe, protegida com rede anti-mosquito para evitar contato do produto com insectos.

“A estrutura está na Ribeira Julião e fizemos um contrato com uma empresa local de criação de galinhas para a redução do desperdício do mercado. Queremos testar para ver se este projecto pode ter um futuro positivo e rentável para algum tratador e algumas peixeiras”, informou a mesma fonte, referindo que o projecto está ainda numa fase experimental para testar a sua viabilidade, a rentabilidade, os custos e o que pode ser alterado.

Esta iniciativa da Associação de Peixeiras do Mindelo (APM) está integrada no projecto “Promoção de uma cadeia de pesca integral mais inclusiva e sustentável que favoreça o acesso aos direitos das mulheres e dos jovens no litoral de São Vicente- Amdjer d´ txeu Luta” (Mulher de muita luta). 

Neste projecto a AMP conta com apoio das organizações não governamentais "Paz e Desenvolvimento" e "Coopera" e financiamento da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
7 days 10 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
7 days 15 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
7 days 15 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos