sábado, 30 agosto 2025

A ATUALIDADE

Empreendedora cabo-verdiana na França promove Tardi di Digustason di Midju no Palácio da Cultura Ildo Lobo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A jovem empreendedora cabo-verdiana residente em França, Anilda Veiga, promove esta sexta-feira, 27, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, uma “Tardi di Digustason di Midju”, que celebra a cultura e gastronomia do arquipélago, através do sabor tradicional do cuscuz.

Anilda da Veiga, de 28 anos, é natural de Boa Entradinha, concelho de Santa Catarina de Santiago, e reside actualmente na França, onde trabalhou à chegada como costureira. 

Actualmente de férias em Cabo Verde, quer aproveitar a oportunidade para divulgar o seu projecto, que une a gastronomia tradicional e o empreendedorismo. 

A iniciativa pretende ser uma oportunidade “imperdível” para a juventude se conectar com os sabores do arquipélago, conhecer uma trajetória empreendedora “cheia de garra” e sonhar com projectos de impacto cultural e social. 

Segundo a promotora, o público poderá degustar diferentes variedades de cuscuz e acompanhantes, além de aproveitar momentos culturais num ambiente tradicional. 

“Desde 2018, confecciono cuscuz, prato feito a partir do milho, ingrediente fundamental na alimentação cabo-verdiana”, disse, salientando que a sua história começou por incentivar os pais que são camponeses e que criou os filhos à base deste trabalho. 

Sendo o cuscuz um produto feito à base do milho que simboliza esta ligação com as raízes, a promotora da marca Encanto Kriola explicou que antes de emigrar para França já confeccionava e vendia o cuscuz em vários pontos da cidade da Praia até 2023. 

“Agora pretendo ampliar o meu projecto com workshops para ensinar a confeccionar este prato e valorizar o seu papel cultural”, avançou, manifestando gosto e orgulho de ter participado de eventos gastronómicos além-fronteiras, como na Suíça e França, levando as pessoas a conhecerem o cuscuz”. 

A “Tardi di Digustason di Midju” acontece nesta sexta-feira, 27, a partir das 17:00, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na cidade da Praia, e terá um custo simbólico de mil escudos. 

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
7 days 6 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
7 days 22 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
8 days 14 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos