terça-feira, 01 julho 2025

A ATUALIDADE

Igreja de Safende ajudará na superação do egoísmo e da violência – bispo de Santiago

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O bispo de Santiago disse este domingo que a Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, que vai nascer no bairro de Safende, na Praia, ajudará na “superação do egoísmo, anonimato e violência” e na conexão entre as pessoas.

Para D. Arlindo Furtado a infra-estrutura religiosa, enquanto único espaço público no bairro, vai contribuir para uma “melhor união entre as pessoas”, a fim viverem como “cidadãos que se responsabilizam uns pelos outros e irmãos também que cuidam uns dos outros ao nível da fé”, porque , sublinhou, "é o que Jesus Cristo nos ensina”.

O primeiro responsável da Igreja Católica na região do Sotavento, que inclui as ilhas de Santiago, Maio, Fogo e Brava, fez estas considerações ao presidir à cerimónia de bênção da primeira pedra para a construção do referido complexo religioso.

Para o prelado, no referido espaço vai funcionar, além da igreja, salas de outro tipo de formação, que ajudarão a capacitar as pessoas e a fomentar o “elo de socialização”.

“Vai ser uma bênção para esta comunidade [de Safende],  onde quase todo o espaço é ocupado, e há poucos espaços públicos”, indicou o também cardeal Arlindo Furtado, para quem este complexo religioso vai contribuir  para, de fato, as pessoas se encontrarem, estabelecer laços de amizade e fazerem projetos comuns a nível social, espiritual e religioso.

Instado sobre o financiamento, o bispo da Diocese de Santiago garantiu que “as coisas da igreja dificilmente têm um financiamento garantido à partida”, mas acredita que, “como Deus é Pai e a união faz a força”, progressivamente as coisas vão crescendo e “às tantas teremos pelo menos um espaço já preparado estruturalmente para funcionar”.

“Como se trata de algo que beneficia toda a comunidade deste bairro e não só, é normal que as autoridades civis e administrativas deem algum apoio, porque também terão um ganho a nível social pelo uso que se vai fazer desse espaço”, admitiu Dom Arlindo.

O prelado espera haver uma "colaboração por parte de todos”, porque, acrescentou, “isto vai servir a todos, não apenas ao nível religioso, mas também ao nível social, de formação e de promoção”.

Abordado sobre o apoio à construção do citado complexo religioso, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, respondeu que a autarquia capitalina “está sempre disponível” para apoiar projectos sociais. 

“Tenho vindo a apoiar a construção de igrejas ao longo do primeiro mandato e vou continuar a fazê-lo no segundo mandato com muito gosto”, garantiu o edil Francisco Carvalho.

Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional, presente no acto, assegurou à Inforpress que o parlamento não tem vocação para ajudar na construção de infra-estruturas religiosas, mas pode ajudar a igreja,  “tendo em conta o seu papel social”.

Entretanto, Austelino Correia prometeu fazer uma “advocacy” junto de entidades com recursos a favor da construção da igreja da comunidade de Safende.

O referido espaço ocupa uma área de 275 metros quadrados, segundo o arquitecto responsável, Crisanto José Furtado Vaz. 

É composto de um rés-do-chão e mais dois pisos, sendo um deles reservado a cinco salas de formação.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
4 days 23 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 5 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 5 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos