terça-feira, 01 julho 2025

A ATUALIDADE

Putin concorda em participar nas discussões sobre programa nuclear do Irão

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente russo concordou hoje em "contribuir para a resolução" do diferendo entre Estados Unidos e Irão sob o programa nuclear de Teerão, depois de o chefe de Estado norte-americano ter sugerido que participasse nas negociações.

"[Vladimir] Putin declarou que está pronto para contribuir para a resolução da questão nuclear iraniana", afirmou o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, na conferência de imprensa diária.

"Mantemos uma parceria estreita com Teerão", lembrou o responsável.

O Presidente norte-americano sugeriu na quarta-feira a possibilidade de a Rússia participar nas negociações, que, segundo Donald Trump, estão a ser arrastadas por Teerão.

"O prazo para a decisão iraniana sobre as armas nucleares está a esgotar-se e precisa ser feita rapidamente", advertiu o líder da Casa Branca, numa mensagem publicada nas redes sociais.

Numa conversa telefónica tida na quarta-feira, Trump reiterou a Putin que "o Irão não pode ter uma arma nuclear", tendo dito, depois, acreditar que, nesse ponto, ambos estão de acordo.

A Rússia, que possui oficialmente o maior arsenal nuclear do mundo, herdado da antiga União Soviética, e o Irão têm reforçado as ligações políticas e militares significativamente desde o início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Teerão e Washington, inimigos desde a Revolução Islâmica de 1979, reiniciaram negociações em 12 de abril sobre o programa nuclear iraniano.

Estas negociações representam o mais elevado nível de envolvimento entre os dois países desde que os Estados Unidos se retiraram unilateralmente, em 2018, do acordo nuclear internacional com o Irão, concluído três anos antes em Viena.

O enriquecimento de urânio continua a ser um dos principais pontos de discórdia entre Washington e Teerão. Os países ocidentais e Israel acreditam que o Irão está a tentar a construir uma bomba atómica, suspeita que os iranianos negam.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
5 days 4 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 9 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 9 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos