terça-feira, 08 julho 2025

A ATUALIDADE

Governo finaliza socialização do Estatuto da Classe Artística com apresentação pública a parceiros e partidos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Governo finalizou esta quinta-feira, na Praia, a socialização do Estatuto da Classe Artística, num processo que envolveu uma ampla colaboração institucional, pelo que o documento brevemente será levado ao Conselho de Ministros, segundo o ministro da Cultura.

“Esta será a última apresentação pública. Depois disso, vamos recolher os últimos contributos e finalizar o documento”, garantiu Augusto Veiga, em declarações à imprensa, à margem de um seminário para socialização do documento.

A apresentação final do estatuto decorre com a participação da classe artística, partidos políticos, com e sem assento parlamentar, e parceiros institucionais como Ministério das Finanças, INPS, Proempresa e Casa do Cidadão.

Segundo o governante, a principal mudança está na própria lei que sustentará o estatuto. 

“Será extremamente importante para a dignificação da classe artística, com os seus direitos e deveres bem plasmados”, afirmou Augusto Veiga, sublinhando que a formalização do sector cultural trará maior valorização, força económica e reconhecimento institucional.

O estatuto, que será submetido a uma última consulta pública, será posteriormente levado, brevemente, ao Conselho de Ministros e, por fim, à Assembleia Nacional.

Em relação aos subsídios para artistas, Augusto Veiga recordou que a lei já está publicada há mais de um ano, tendo sido apresentada durante o Atlantic Music Expo (AME) do ano passado. 

“Já houve vários subsídios incorporados e, mesmo assim, vamos voltar a dar oportunidade à classe artística de contribuir”, assegurou.

O Estatuto do Artista visa garantir direitos e proteção a todos os artistas, independentemente do tipo de atividade artística ou do apoio institucional e formaliza as relações laborais no sector artístico. 

Abranger todas as categorias de artistas, formalizar contratos de trabalho e acordos de prestação de serviços, garantir maior segurança jurídica e protecção para os profissionais, criar um ambiente favorável para a sustentabilidade das produções artísticas nacionais e dar maior dignidade para todos os que trabalham no sector da cultura, são alguns dos objectivos do Estatuto da Classe Artística.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 8 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 7 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos