terça-feira, 08 julho 2025

A ATUALIDADE

Francisco Coutinho defende políticas de imigração em Cabo Verde para atrair mais pessoas qualificadas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Francisco Coutinho, especialista em direito pela Universidade Nova de Lisboa, defendeu em São Filipe, Fogo, a implementação de políticas de imigração que tornem Cabo Verde um destino mais atractivo para imigrantes tanto qualificados como não qualificados.

Na sua intervenção durante uma conferência de imprensa sobre "Restrições à Imigração numa era de Nacionalismos", na Casa da Memória, o palestrante alertou para o impacto negativo das políticas populistas e nacionalistas que têm prevalecido na Europa, sobretudo em relação à imigração. 

"Hoje em dia, na Europa, os partidos nacionalistas, populistas, usam o medo das pessoas com a imigração para, essencialmente, alargarem a sua base eleitoral", lamentou, considerando como "um erro".

O palestrante sublinhou a necessidade de Cabo Verde criar condições para atrair tanto mão-de-obra qualificada quanto não qualificada, destacando o desenvolvimento do sector turístico e a importância da aposta na educação.

“Tenho a certeza de que há pessoas no continente africano que gostariam de vir para Cabo Verde. O país deve encontrar formas de atrair essas pessoas”, disse.

Em relação às políticas de atracção de estrangeiros, Coutinho sugeriu que Cabo Verde poderia seguir exemplos de Portugal, que implementou incentivos fiscais para imigrantes qualificados, como a redução de impostos para estrangeiros ricos.

Além disso, o palestrante enfatizou a importância de preparar o país para receber imigrantes, com destaque para a educação e os serviços de saúde, que devem estar preparados para um aumento da população.

No entanto, alertou para a necessidade de adoptar uma abordagem equilibrada.

“Se queremos atrair imigrantes para Cabo Verde, devemos oferecer-lhes melhores condições”, afirmou Coutinho, sugerindo ainda que o país aposte em políticas fiscais favoráveis e no desenvolvimento da infra-estrutura, como a melhoria das conexões de internet e serviços de qualidade, para atrair "nômades digitais".

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 11 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 3 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 9 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos