O plano de acção do Programa de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (Poser) inclui “investimentos consideráveis” e a extensão de dois anos vai ter um financiamento a volta de 5,5 milhões de dólares.
Com efeito, o ministro da Agricultura e Ambiente procedeu hoje a primeira reunião do Comité de Pilotagem do Programa de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (Poser), com vista a aumentar as oportunidades rurais.
Gilberto Silva explicou à imprensa que o Programa do Governo visa aumentar as oportunidades rurais, as oportunidades socioeconómicas para as famílias rurais, principalmente das mulheres chefes de família, e, portanto, contribuir “fortemente” para a redução da pobreza.
De igual modo, para o fortalecimento das atividades económicas que são levadas a cabo no campo, fazendo referência para a agricultura e pecuária, mas também a pesca.
“Trata-se de um projecto que incide essencialmente sobre a criação das condições para que as famílias possam trabalhar, estamos a falar da mobilização da água, da melhoria da sua gestão, da formação, mas também a adaptação da própria actividade às mudanças climáticas”, prosseguiu o ministro da Agricultura e Ambiente.
Neste caso, mencionou, por exemplo, o reforço das energias e água, através da construção de pequenos parques fotovoltaicos associados à água, representando inovação do sector agrário, tendo em consideração, as novas tecnologias e mudanças climáticas.
Segundo a mesma fonte, o Comitê de Pilotagem, por conseguinte, visa a validação do Plano de Ação para 2025, o que inclui investimentos “consideráveis”, sendo que a extensão de dois anos vai ter um financiamento a volta de 5,5 milhões de dólares.
“Portanto, vamos ter, com isso, mais água e melhor gestão, maior reforço do nexo energia-água, maior capacitação das famílias, especialmente as mulheres e jovens, e, com tudo isto, vamos poder ter mais rendimento e melhores condições de vida da população”, indicou o ministro.
Sem avançar o número de famílias incluídas no projecto, Gilberto Silva referiu-se que o mesmo vai abranger várias localidades nas diferentes ilhas.
O objetivo principal do Poser é promover oportunidades de emprego e rendimento para a população rural mais vulnerável, visando o desenvolvimento integrado de Cabo Verde.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments