segunda-feira, 07 julho 2025

A ATUALIDADE

Brasil reunirá ministros africanos no âmbito da Aliança Global Contra a Fome - Lula da Silva

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, disse esta quinta-feira que a primeira reunião da Aliança Global Contra a Fome, lançada no ano passado no G20, reunirá ministros da Agricultura dos países africanos em maio no Brasil.

“A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza vai ter o seu primeiro grande evento, em maio, com todos os ministros da agricultura dos países africanos”, afirmou Lula da Silva, numa conferência de imprensa.

Vai ser a primeira reunião do pacto do combate à fome e à pobreza, que nós aprovamos no G20. Ou seja, nós vamos fazer uma reunião para mostrar o que nós temos de bom no Brasil, levar eles [ministros africanos] ao campo para ver o que está a acontecer de bom”, acrescentou.

O Presidente brasileiro também explicou que pretende fazer uma reunião técnica com os ministros africanos coordenada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa], pelo Ministério das Relações Exteriores, “para poder transferir um pouco de conhecimento para os nossos companheiros africanos, para ver se a gente combate à fome de verdade”.

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza proposta pelo Brasil, que ocupou a presidência do G20, em 2024, e contou com a adesão de mais de 80 países, além da União Africana e da União Europeia. Também aderiram instituições financeiras, organizações internacionais e entidades filantrópicas e não-governamentais, num total de 148 membros fundadores, entre os quais Portugal.

A iniciativa procura coordenar ações e parcerias técnicas e financeiras para apoiar a implementação de programas nacionais nos países que aderirem à proposta e ainda o financiamento de políticas públicas para a erradicação da fome e da pobreza no mundo. 

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
3 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 11 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos