sábado, 19 abril 2025

A ATUALIDADE

Paul: Projecto “Terra d’Sodéd” homenageia centenário com criação de um mural sobre sua vida

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O projecto “Terra d’Sodéd”, em Santo Antão, procedeu esta quarta-feira, 29, à homenagem de mais "uma figura de referência" nesta ilha, o centenário João Augusto Sousa, em Figueiral do Paul, informou hoje o mentor deste projecto. 

João Augusto Sousa completou, a 28 de Janeiro, cem anos, data marcada por "uma homenagem em vida" por parte do projecto “Terra d’Sodéd” que foi até Figueiral do Paul pintar um mural retratando o percurso do homenageado.

A pintura, segundo o mentor do projecto, Carlos Lopes, traz um homem com cem anos, mas lúcido, que ainda gosta de ler e de jogar cartas, “uma figura de referência que deu muito para o seu município” a nível profissional (foi pedreiro) e como político, tendo exercido o cargo de deputado municipal.

“Quis pintar um mural para homenagear em vida o senhor João Augusto Sousa, uma pintura que retrata todo o percurso desta personalidade, a primeira homenageada no Paul pelo projecto ‘Terra d’Sodéd’, que até agora tinha destacado figuras da Ribeira Grande e do Porto Novo", explicou Carlos Lopes.

Nos últimos anos, o projecto pintou já 16 personalidades que, ao longo da vida, “deram muito para a sua ilha natal”, pretendendo, no decurso deste ano de 2025, homenagear mais 25 pessoas, avançou a mesma fonte. 

Carlos Lopes, que além de pintor é também artesão e produtor audiovisual, disse que, ao longo desses anos, este projecto incidiu a sua actuação, sobretudo, na realização de “homenagens em vida” de personalidades de Santo Antão, que constituem “referência” para as suas localidades.

Para este artista, tem sido um privilégio destacar essas pessoas, considerando que desenhá-las tem permitido ao projecto que dirige fazer todo um trabalho investigativo sobre essas mesmas pessoas “que deram muito de si” para o desenvolvimento das suas comunidades.

Carlos Lopes, no âmbito deste projecto, além de “pintar as pessoas”, tem estado ainda a produzir conteúdos audiovisuais sobre danças, música e ainda sobre a vivência social das pessoas em Santo Antão, relatando “as suas dificuldades e sonhos”. 

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, de visita a Santo Antão, em Dezembro, prometeu apoiar o projecto “Terra d’Sodéd”, pelo trabalho que tem estado a realizar na promoção da cultura em Santo Antão.

Na ocasião, Augusto Veiga disse ter "a noção da dimensão" deste projecto na promoção da cultura santantonense, prometendo ajudar este projecto que tem actuado, essencialmente, na promoção do artesanato e da pintura, além de homenagear, em vida, "figuras de referência" na ilha de Santo Antão.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

luis abreu
8 days 17 hours

continue assim sr. ministro demorou sim demorou mas nunca é tarde para é nossa terra de esperança bem haja Jorge Figueired ...

Guineense
9 days 16 hours

Ah pois, claro... a Guiné-Bissau não tem patrulheiros com mais de 20 metros, não consegue controlar a pesca ilegal na sua ...

Cuxim
9 days 16 hours

Perante o que está a acontecer em São Vicente, é impossível manter-se calado. A população mindelense está literalmente ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos