quarta-feira, 10 setembro 2025

A ATUALIDADE

Adiada para sexta-feira cimeira extraordinária sobre a situação na RDCongo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reúne-se esta  sexta-feira em Harare, capital do Zimbabué, para uma cimeira extraordinária sobre a situação no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), anunciou hoje o secretário-geral da organização.

A presidência da organização tinha anunciado a realização da cimeira para hoje, com o objetivo de abordar a situação no leste da RDCongo e outros conflitos regionais.

O objetivo desta "reunião extraordinária" é discutir questões relacionadas com o leste da RDCongo, onde a situação é “preocupante” após o grupo armado antigovernamental M23 e as forças ruandesas terem tomado, nos últimos dias, a principal cidade da região, Goma, disse hoje o secretário-geral da SADC, Elias Magosi.

Vários dos soldados estrangeiros, da África do Sul e do Malawi, mortos no Kivu do Norte na semana passada, faziam parte da missão da SADC (SAMIDRC), estacionada perto de Goma.

A sua retirada poderá ser decidida na sexta-feira, segundo o Daily Maverick, um órgão de comunicação social sul-africano, após uma reunião na terça-feira da troika da SADC, o órgão que trata das questões de segurança.

Questionado sobre a agenda da cimeira, Elias Magosi não avançou pormenores. "São questões que ainda vão ser discutidas na cimeira", disse.

O SAMIDRC, destacado na região desde o final de 2023 para apoiar as forças congolesas contra o M23, inclui 2.900 soldados sul-africanos, bem como tropas do Malawi e da Tanzânia.

O Presidente do Ruanda, Paul Kagame, afirmou hoje que "não se trata de uma força de manutenção da paz" e que "não tem lugar nesta situação". Avisou também a África do Sul de que não temia uma "confrontação" com este país sobre a questão.

A missão da SADC, que inclui 16 Estados membros, é "promover o crescimento económico sustentável e equitativo e o desenvolvimento socioeconómico" na região.

A África do Sul, a Tanzânia, o Malawi e Angola, os mediadores na crise da RDCongo, são membros da SADC, mas não o Ruanda.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
1 day 4 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
3 days 9 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
3 days 14 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos