terça-feira, 08 julho 2025

A ATUALIDADE

Portugal: Abertas candidaturas para a Bolsa Social UECL destinada a universitários cabo-verdianos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A União de Estudantes Cabo-verdianos de Lisboa (UECL) anunciou a abertura de candidaturas para a Bolsa Social UECL, um programa de apoio financeiro destinado a estudantes universitários cabo-verdianos em Portugal que enfrentam dificuldades económicas.

De acordo com o presidente da UECL, Edson da Veiga, serão atribuídas três bolsas de estudo, no valor de 450 euros cada, destinadas a auxiliar estudantes no ano lectivo 2024/2025, sendo que entre os critérios de elegibilidade, os candidatos devem cumprir requisitos, como possuir nacionalidade cabo-verdiana.

Os candidatos também devem estar matriculados em uma instituição de ensino superior em Portugal no ano lectivo 2024/2025, demonstrar comprovada dificuldade financeira e não beneficiar de apoios financeiros equivalentes ou superiores.

A mesma fonte indica que as candidaturas decorrem de 20 de Janeiro a 20 de Fevereiro e devem ser submetidas através do formulário ‘online’ disponibilizado na página da UECL.

Os interessados devem anexar documentos como comprovativo de matrícula, histórico académico, declaração de rendimentos e uma carta de motivação, de acordo com o regulamento da candidatura.

Os critérios de selecção incluem a avaliação do grau de dificuldade financeira (50%), mérito académico (25%) e a qualidade da carta de motivação (20%), realçando que situações excepcionais poderão ser consideradas (5%).

Os resultados serão divulgados a 10 de Março, segundo a UECL, que com este programa, “pretende assegurar a continuidade dos estudos de estudantes cabo-verdianos em Portugal, promovendo igualdade de oportunidades e reduzindo o impacto das dificuldades financeiras na educação”.

A iniciativa reúne entre os objectivos, a garantia de que os estudantes não precisem interromper a sua formação académica por falta de recursos, permitindo-lhes concluir os seus cursos e alcançar o pleno potencial académico e profissional.

A União de Estudantes Cabo-verdianos de Lisboa foi criada em 1997 e formalizada a 22 de Outubro de 1998.

A Semana ccom Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Eurico Pinto Monteiro
3 days 11 hours

Não foi a Assembleia Nacional Popular que proclamou a independência de Cabo Verde, em 05 de julho de 1975, mas, sim , a Ass ...

Dipak
5 days 3 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
5 days 9 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos