sábado, 02 agosto 2025

A ATUALIDADE

Ministério da Saúde e Uni-CV com equipa técnica para trabalhar estatuto médico docente

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A ministra da Saúde adiantou esta quarta-feira que acordou com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) a criação de uma equipa técnica para trabalhar o estatuto médico docente como “instrumento fundamental” para garantir que médicos possam leccionar “com qualidade”.

Filomena Gonçalves falava à imprensa a saída de um encontro com o reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, tendo como agenda estratégica um pacto de regime à volta da saúde, que inclui o estatuto médico docente e a colaboração na oferta de cursos no âmbito do plano estratégico de desenvolvimento dos recursos humanos.

A ministra explicou que o estatuto permite que os médicos possam ter melhores condições para exercer a função de docente e produzir melhores resultados contribuindo assim para que haja cada vez melhores formações na área da Medicina em Cabo Verde. 

A colaboração com a instituição, adiantou, possibilita a consolidação do pacote formativo fornecido pelo estabelecimento dentro da área da segurança sanitária, alinhado às estratégias do Governo de desenvolvimento do plano de capacitação dos recursos humanos.

Sobre a aprovação do Plano de Carreiras, Cargos, Funções e Remunerações (PCFR) da classe médica, a governante garantiu que o documento já está na recta final para publicação e feita a criação das carreiras técnicas e dos auxiliares de saúde.

O reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, avançou, por seu lado, que até o momento o país conta com 24 médicos formados pela instituição e que já prestam serviços nas estruturas de saúde a nível nacional.

José Arlindo Barreto enfatizou que a Uni-CV, juntamente com os parceiros, designadamente a Universidade de Coimbra, tem vindo ao longo dos anos garantir que os estudantes tenham “excelentes qualidades e competências” para trabalhar no país.

“Penso que seria bom ressaltar nesse ponto, que todos esses médicos formados aqui em Cabo Verde são médicos, são profissionais de alta competência e que têm trabalhado e bem. Há um reconhecimento fora como dentro e penso que devemos estar orgulhosos”, enalteceu, acrescentando que o estatuto médico vai permitir a disponibilidade médica para colaborar com a instituição.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Djoblas
22 hours 38 minutes

Em CV o chamado estado de direito não existe. É só fantochada. Senhores da lei, metam a viola no saco e procurem dar músi ...

Observador
1 day 4 hours

Este tal de Jorge Lopes, sem margem de erro, está entre os mamadores do partido no poder, defendendo, a todo o custo, o seu ...

figo
1 day 6 hours

O que esse marmanjo na foto tem a vêr com a notícia ?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos