quinta-feira, 31 julho 2025

A ATUALIDADE

Centro de Mediação Conciliação e Arbitragem começa a funcionar no início do próximo ano – garante ministra

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A ministra da Justiça, Joana Rosa, assegurou esta segunda-feira que as actividades do Centro de Mediação, Conciliação e Arbitragem arrancam nos primeiros dias do mês de Janeiro e que os equipamentos já estão no País para instalação.

A governante deu esta garantia em declarações à imprensa, à margem da abertura do II Plenário da Estratégia Nacional de Prevenção e Combate à Lavagem de Capitais, ao Financiamento do Terrorismo e ao Financiamento da Proliferação das Armas de Destruição em Massa (Encave), na cidade da Praia.

Os equipamentos já chegaram, estão a ser desalfandegados e já vamos anunciar a data da inauguração do centro de mediação e arbitragem”, disse, justificando ainda que as épocas festivas do Natal e fim de ano acabaram por dificultar a agenda.

Em Agosto deste ano, após a inauguração do centro, a ministra salientou que com a instalação desses mecanismos alternativos, se estará a reduzir a entrada de processos nos tribunais e, consequentemente, desafogar os órgãos judiciais.

O Centro Nacional de Arbitragem e Mediação funciona como um mecanismo alternativo para a redução do litígio, que tem a ver com a mediação, a conciliação e arbitragem.

Foi resultado de um protocolo assinado entre a Universidade Jean Piaget (Uni-Piaget), o Ministério da Justiça e o Instituto Politécnico da Democracia e Desenvolvimento (IPDD), em resposta a um conjunto de leis básicas aprovadas em Cabo Verde, desde 2005, para a instalação de centros de arbitragem.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Jorge Lopes
9 hours 59 minutes

Ah, o moralismo retroactivo do PAICV — sempre tão comovente quanto selectivo. O senhor Alexandre Fontes, fiel escriba do ...

jcf
10 hours 6 minutes

Ahhhhh, que doce ironia. O Vaticano — essa mesma instituição que fechou os olhos durante genocídios, fez pacto com Muss ...

Terra
19 hours 13 minutes

Esto e uma grande reforço para o partido e um Homem serio e respeitado bem claro para os cabo-verdianos?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos