quinta-feira, 31 julho 2025

A ATUALIDADE

Vaticano defende na COP29 perdão da dívida aos países mais pobres

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O secretário de Estado do Vaticano disse hoje que anular a dívida dos países pobres é uma questão de justiça e uma forma de enfrentar as consequências da crise climática.

O cardeal italiano Pietro Parolin defendeu a medida durante o discurso na Cimeira do Clima (COP29) em Baku, no Azerbeijão.

"É necessário criar uma nova 'arquitetura' financeira para que os países mais pobres e vulneráveis possam lutar contra a crise ambiental", disse Pietro Parolin. 

O secretário do Estado do Vaticano reiterou o apelo do Papa Francisco, que pediu aos países mais ricos do mundo o reconhecimento "da gravidade das ações cometidas no passado cancelando as dívidas antigas". 

"Seria uma decisão justa. Existe uma verdadeira 'dívida ecológica' sobretudo entre o sul e o norte e que está relacionada com desequilíbrios comerciais", acrescentou. 

A 29.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP29) começou na segunda-feira na capital do Azerbaijão, e vai decorrer até ao dia 22.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

jcf
15 hours 51 minutes

Soneto da Terra Que Se Vinga A terra range os dentes, cospe o vento, Desaba céu, relâmpago e granizo. No meio, um bicho es ...

Brito
1 day 5 hours

15/o salario? Diria, Ganha gasta, sem. pensa na dia de manhã. Tantos sem uma refeição diária digna.

Isa
1 day 13 hours

Isto do 15/o salário é ANEDOTA . Ninguém quer perder eleições

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos