quinta-feira, 31 julho 2025

A ATUALIDADE

São Vicente: Trabalhadores da Residência Estudantil Leonel Madeira ameaçam prolongar greve se continuar “descaso” da tutela

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os nove trabalhadores da Residência Estudantil Leonel Madeira, no Mindelo, encontram-se em greve de 48 horas e asseguram que “não vão baixar os braços” se continuar o “descaso” da tutela e os vários problemas que enfrentam.

A paralisação de dois dias, segundo a funcionária e dirigente sindical Vitalina Correia, deve-se principalmente ao “silêncio e descaso” da parte da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase), do Ministério da Educação e da própria direcção da residência.

“É um silêncio total perante problemas dos trabalhadores e que se arrastam há muito tempo. Fizemos várias tentativas para a sua resolução, mas ainda não recebemos qualquer parecer”, sublinhou a mesma fonte.

Vitalina Correia enumerou uma série de pendências, que afectam os nove funcionários, ligados à cozinha, lavandaria e serviços gerais.

Entre estas estão reclamações como reajuste salarial e subsídios de turno e de risco.

Por outro lado, acrescentou, enfrentam indefinição quanto ao modelo de Segurança Social e da localização de base de dados dos trabalhadores, dificuldade de contagem de tempo de serviço para a aposentação e ainda subsídio de gratificação, que foi retirado em 2016.

“Ainda temos um caso grave de um trabalhador que foi para a reforma, mas se encontra em situação de miséria e temos também colegas que já podiam estar reformados, mas ainda não foram com medo de ficar na mesma situação”, explicou.

Os trabalhadores da residência, no Mindelo, aguardam ainda, sustentou, o enquadramento no actual Plano de Cargos, Funções e Remunerações (PCFR) da Função Pública.

Mesmo assim, Vitalina Correia assegurou que o grupo está aberto ao diálogo com a tutela, mas, caso não tiverem respostas, vão prolongar a greve e ver outras formas de luta.

 

 A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Jorge Lopes
9 hours 59 minutes

Ah, o moralismo retroactivo do PAICV — sempre tão comovente quanto selectivo. O senhor Alexandre Fontes, fiel escriba do ...

jcf
10 hours 6 minutes

Ahhhhh, que doce ironia. O Vaticano — essa mesma instituição que fechou os olhos durante genocídios, fez pacto com Muss ...

Terra
19 hours 13 minutes

Esto e uma grande reforço para o partido e um Homem serio e respeitado bem claro para os cabo-verdianos?

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos