segunda-feira, 07 julho 2025

A ATUALIDADE

EUA/Eleições: Bolsas chinesas caem face à provável vitória de Donald Trump

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As principais praças financeiras chinesas registaram hoje perdas generalizadas, face às projeções que dão como quase certa a vitória do ex-presidente e candidato republicano, Donald Trump, nas eleições norte-americanas.

O índice de referência da Bolsa de Valores de Hong Kong, o Hang Seng, fechou com perdas de 2,23%, com especial incidência para a tecnologia - um dos setores mais afetados pelo deteriorar das relações entre Pequim e Washington - cujo índice perdeu 2,54%.

E, apesar de ambas terem chegado a meio da sessão em terreno positivo, as duas principais bolsas da China continental, Xangai e Shenzhen, acabaram por fechar com quedas de 0,09% e 0,35%, respetivamente.

O índice CSI 300, que mede o desempenho das 300 principais ações destes dois mercados, caiu 0,5% no encerramento das negociações.

Os principais órgãos norte-americanos consideram praticamente certa a vitória de Trump, que já acumulou 267 delegados no colégio eleitoral contra os 224 da sua rival e atual vice-presidente, a democrata Kamala Harris. O adversário que atingir 270 vence as eleições.

Embora a China esteja a acompanhar de perto as eleições, os analistas acreditam que o sentimento em Pequim é que, seja quem for o vencedor, Washington manterá uma política de “contenção” em relação ao país asiático, com novas restrições tecnológicas e comerciais.

Alguns especialistas sublinharam também que, caso Trump regresse à Casa Branca, a dimensão do pacote de estímulo fiscal que está a ser negociado pelos legisladores chineses esta semana poderá ser até 20% maior do que se Harris ganhar.

O ex-presidente, que iniciou uma guerra comercial contra a China em 2018, prometeu impor taxas alfandegárias de 60% sobre as importações do país asiático.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
4 days 1 hour

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
4 days 7 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
4 days 19 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos