quinta-feira, 21 novembro 2024

A ATUALIDADE

Portugal: Nasce Renasce promove formação sobre ideias e planeamento de negócios dirigida aos cabo-verdianos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Associação Nasce Renasce promoveu  no sábado, em Lisboa, uma formação sobre ideias e planeamento de negócios destinada à comunidade cabo-verdiana com negócios já implementados e queiram melhorá-los, mas também aos que estão desempregados e querem ser empreendedores

A acção de formação foi realizada em parceria com a HF Formação, através do seu formador e consultor Hélder Fernandes, que veio de Cabo Verde.

Em declarações à Inforpress, Hélder Fernandes explicou que transmitiu aos formandos a definição do conceito de negócio, para que na eventualidade forem para qualquer instituição financeira pedir financiamento, possam descrever de forma clara e objectiva os seus conceitos de negócio.

Conforme o formador, falou-se também sobre planos de negócio, ajudando no processo de planeamento, esclarecendo que tendo em conta os negócios dos formandos, é um pouco parecido com os que existem em Cabo Verde, com a diferença que têm um público-alvo bastante diversificado e o mercado mais extenso e que traz mais oportunidade a serem aproveitadas.

“A ideia é, sobretudo, trabalhar com eles para que possam definir seus clientes, público-alvo e para que possam conseguir vender com naturalidade os seus produtos”, disse Hélder Fernandes, indicando que muitos dos participantes iniciaram os seus negócios em Cabo Verde e deram aqui continuidade ou outros que iniciaram os seus negócios em Portugal para driblar o desemprego.

Hélder Fernandes garantiu que essa iniciativa com a Associação Nasce Renasce é a primeira experiência, mas que é para continuar e desenvolver outros projetos, sustentando que além da formação, a sua escola vai ajudar também os formandos, depois da formação no processo de financiamento e para que possam, além da capacitação, terem recursos financeiros para implementar os seus projectos.

Essa garantia foi confirmada pelo presidente do Conselho Fiscal da Associação Nasce Renasce, Paulino Delgado, que contou que a ideia de fazer essa formação surgiu da necessidade de algumas pessoas que conhecem a associação ou são sócios fazer uma melhor gestão dos seus negócios.

“São 17 formandos que têm negócios e diversas áreas, como artesanato, culinária e confeções de roupas ou electricidade (…). Queremos capacita-los para poderem estar aptos para o planeamento e gestão, visando garantir a rentabilidade no negócio e dar continuidade”, disse Paulino Delgado.

A Nasce Renasce é uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivos a promoção cultural, a formação e a aprendizagem, o desporto e actividades recreativas, o apoio social e a inter-ajuda, direccionados a uma população maioritariamente jovem.

Também trabalha para uma maior integração dos cidadãos imigrantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) na sociedade portuguesa.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 3 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 1 hour

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos