quarta-feira, 02 julho 2025

A ATUALIDADE

Fogo pode ser laboratório natural para estudo de adaptação de tartarugas às mudanças climáticas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Ilha do Fogo pode destacar-se como um potencial laboratório natural para o estudo da adaptação das tartarugas marinhas às mudanças climáticas pelas suas características ambientais únicas, declarou o director-executivo da Associação Projecto Vitó.

À Inforpress, Herculano Dinis disse que as praias de areia negra da ilha, devido à sua composição, proporcionam temperaturas mais elevadas durante a incubação dos ovos das tartarugas, em comparação com outras ilhas do arquipélago e isso pode estar a ajudar a pequena população de tartarugas que desova na ilha a se adaptar às alterações climáticas.

Em colaboração com a Universidade Queen Mary (Inglaterra) foi iniciado este ano um estudo para investigar se essa adaptação está a acontecer, referiu o biólogo Herculano Dinis, para quem a expectativa é que o estudo traga novos dados que confirmem o papel da ilha na conservação dessas espécies, especialmente no contexto das mudanças climáticas.

O responsável do Projecto Vitó apela às autoridades para a conservação das praias e destacou que, pelo menos, durante a temporada de desova não se registou apanha de areias nas praias.

Segundo o mesmo, é necessário resolver o problema dos inertes na ilha, que afecta o equilíbrio ecológico e as áreas costeiras.

“A ilha é Reserva Mundial da Biosfera da Unesco e é importante para a conservação das tartarugas marinhas na perspectiva de mudanças climáticas”, disse Herculano Dinis, que lembrou que a ilha tem potencialidades que todos conhecem ao nível da sua costa, da biodiversidade e turismo.

A questão da extração de inertes é uma prioridade das autoridades nacionais que devem continuar a investir em alternativas sustentáveis para resolver o problema de extração de inertes.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
5 days 11 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 17 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 17 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos