quarta-feira, 23 outubro 2024

A ATUALIDADE

Angola repudia e condena violação de cessar-fogo com ocupação no leste da RDC

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O Governo de Angola repudiou e condenou vigorosamente a ocupação da localidade de Kalembe, no território de Walikale, província do Kivu-Norte, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), pelas forças do Movimento 23 (M23).

O Ministério das Relações Exteriores de Angola manifestou preocupação sobre o “ato hostil”, ocorrida no domingo, refere em comunicado de imprensa.

De acordo com o Governo angolano, esta ação representa uma violação flagrante aos princípios e ao espírito das recomendações e decisões da reunião ministerial de 30 de julho deste ano, e do cessar-fogo acordado, que entrou em vigor à meia-noite do dia 04 de agosto.

“O Governo da República de Angola repudia vigorosamente este ato hostil, que coloca em risco os esforços em curso para a procura de uma solução duradoura ao conflito no leste da RDC, exortando as partes em conflito a respeitarem o cessar-fogo, conforme reiterado pela reunião ministerial de 14 de setembro de 2024, evitando atos hostis que conduzam a uma escalada do conflito, agudizando a grave situação humanitária no leste da República Democrática do Congo”, refere a nota.

As autoridades angolanas reiteram o seu empenho na procura de uma solução pela via pacífica, no âmbito do Processo de Luanda, liderado pelo Presidente de Angola, João Lourenço, mediador designado pela União Africana.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Braga Maria Cobom di Nona
13 days 23 hours

Desta forma não vamos ter estabilidade na saúde na região Fogo/Brava.

D. G. WOLF
22 days 3 hours

A auto-ajuda é o refúgio dos falhados.

João Mendes
25 days 22 hours

Estamos a assistir a um hediondo crime apoiado pela América

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos