sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Professor e voluntário da Cruz Vermelha diz que Cabo Verde precisa de mais voluntários

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O professor e voluntário da Cruz Vermelha há cerca de 20 anos Eduardo Filomeno Ramos afirmou hoje que Cabo Verde precisa de mais voluntários, realçando que o trabalho voluntário “contribui muito para o engrandecimento” do país.

Eduardo Ramos, que falava à Inforpress na manhã de hoje, na cidade da Praia, à margem do II Fórum Nacional de Juventude da Cruz Vermelha de Cabo Verde, sob o lema “Manter viva a humanidade: o poder transformador da juventude”, destacou que há jovens que estão a dar o seu contributo para o desenvolvimento do país através do voluntariado, mas sublinhou que há muitos que não desempenham o papel de voluntário.

“Na sociedade, a demanda é muita e nós somos poucos, todos nós devemos contribuir com aquilo que podemos e aquilo que sabemos fazer e fazer bem”, declarou.

Salientando que o espírito voluntário deve ser trabalhado desde cedo para que a criança possa aprender a importância de ajudar o próximo, realçando que, apesar do voluntário contribuir muito para a sociedade, muitas das vezes o seu trabalho não é muito visível.

“Por várias razões, por exemplo, a instituição não tem a preocupação em divulgar, como é o caso da Cruz Vermelha”, revelou.

Esse voluntário informou ainda que muitos jovens não estão a participar no trabalho voluntariado por causa de que muitos estão a trabalhar, a frequentar uma universidade ou estão no mundo da delinquência.

Mesmo assim, apelou para mais envolvimento dos jovens no trabalho voluntário.

“Temos pessoas que precisam da nossa ajuda, é basta sair aqui na cidade da Praia para ver pessoas que precisam do nosso apoio e nós podemos exercer o voluntariado de várias formas, um simples abraço, um simples aperto de mão faz toda a diferença na vida das pessoas”, precisou.

O Dia Nacional do Voluntário é comemorado anualmente pela Cruz Vermelha de Cabo Verde, a 20 de Outubro.

Este ano reuniu dirigentes locais e nacionais, voluntários, Juventude, Instituições públicas e privadas, com o propósito de partilhar experiências e conhecimentos em diferentes temáticas ligadas à problemática da Juventude, liderança juvenil e participação cívica, voluntariado, oportunidades económicas, saúde mental, entre outras.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 13 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 12 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 10 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos