terça-feira, 22 outubro 2024
×

Alerta

Joomla\CMS\Cache\Storage\FileStorage::_deleteFolder Método JFolder: :delete: - Não foi possível eliminar a pasta. Caminho: [ROOT]/cache/page

Alerta de mau tempo: Tempestade Tropical pode atingir Cabo Verde nas próximas horas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísico (IMGF) alerta que uma depressão tropical, com ventos fortes, ondas grandes e chuva moderada a forte, pode passar, entre esta quinta-feira e amanhã,31, em Cabo Verde.

O instituto recomenda que medidas de precaução e segurança devem ser tomadas pelas autoridades competentes face à possibilidade de ocorrência de ventos fortes, principalmente nas zonas de maior altitude, forte agitação marítima, com destaque para o litoral sudeste e sul das ilhas do Sal, Boavista, Maio, Santiago, Fogo e Brava, enchentes nas zonas baixas e deslizamento de terra nas encostas.

Segundo o INMG, a previsão global é a tempestade tropical que traga ventos fortes, grandes ondas, aguaceiros ou chuva moderada a forte, acompanhada de trovoada.

Referindo-se às consequências do fenómeno, o INMG informa que a área de risco é todo o arquipélago, a partir de hoje,31, com maior incidência nas ilhas de Sotavento. «Período crítico vai ser na noite de 31 (madrugada) e manhã de 01 de Setembro», vai avisando os serviços da meteorologia, isto numa advertência para que todos os cabo-verdianos estejam de prevenção durante a passagem dessa depressão tropical pelo país.

No tocante ao fenómeno em si, o Instituto prevê, primeiramente, uma onda tropical associada a um centro de baixas pressões com geração a Sudeste do arquipélago e possível evolução para tempestade tropical. Num segundo cenário, perspectiva ventos fortes em todas as ilhas, muito intensos com rajadas em Sotavento, forte agitação marítima inicialmente com ondas de Nordeste, rodando para Este e depois Sul, atingindo 4 a 6 metros em todas as ilhas, acima desses valores em sectores críticos a sul do arquipélago. Chuva em todo o arquipélago, sendo moderada a forte em Sotavento, acompanhada de trovoadas, durante o período crítico é a outra possibilidade – terceira - avançada pelo INMG quanto à passagem da tempestade tropical pelo Cabo Verde.

Alerta e protecção civil

Em termos de prevenção, o Instituto Nacional da Meteorologia e Geofísica alerta às autoridades nacionais e cabo-verdianos em geral para a necessidade de tomadas de medidas de precaução e segurança diante da passagem da depressão tropical pelo país.


« É necessário que sejam tomadas medidas de precaução e segurança, face à ocorrência de ventos fortes, principalmente nas zonas de maior altitude, forte agitação marítima, com destaque para o litoral sudeste e sul das ilhas do Sal, Boavista, Maio, Santiago, Fogo e Brava, enchentes nas zonas baixas e deslizamento de terra nas encostas», lê-se no comunicado do INMGF distribuído

O Serviço da Protecção Civil informa, por seu lado, que está tudo a postos para actuar em casos de socorros e protecção de pessoas e bens. O Presidente da instituição alerta, no entanto, a todos os danos de embarcações abertas para não se fazerem ao mar e as pessoas que moram em encostas para se manterem em prevenção durante os próximos dias em que a tempestade tropical pode atingir as ilhas de Cabo Verde.

Este boletim meteorológico do IMGF será atualizado às 12 horas desta sexta-feira, 31 de Agosto de 2018, caso venha ser necessário.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Braga Maria Cobom di Nona
13 days 1 hour

Desta forma não vamos ter estabilidade na saúde na região Fogo/Brava.

D. G. WOLF
21 days 5 hours

A auto-ajuda é o refúgio dos falhados.

João Mendes
25 days

Estamos a assistir a um hediondo crime apoiado pela América

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos