Friday, 25 April 2025

Governo cabo-verdiano compromete-se com ecossistema de dados aberto e seguro

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

O Governo cabo-verdiano comprometeu-se hoje com a implementação de um ecossistema de dados aberto e seguro, no âmbito da transição digital do país com novas tecnologias, como a inteligência artificial (IA).

 

“A nossa visão é construir um ecossistema de dados aberto e seguro, que promova uma maior transparência e governança dos dados e que permita a integração de novos paradigmas tecnológicos, como a IA e a ciência de dados, para melhorar a qualidade de vida dos cabo-verdianos”, referiu Lourenço Lopes, secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro.

O governante falava na abertura de uma conferência sobre "Estratégia Nacional de Dados na Era da Inteligência Artificial", na capital, Praia.

Os serviços públicos do arquipélago têm migrado, nos últimos anos, para portais abertos ao público na Internet, para tramitação de processos e publicação de informação.

O debate surge numa altura em que novas tecnologias, como a IA, deixaram de ser utilizadas apenas por nichos (cientistas ou investigadores) para serem massificadas.

No entanto, nenhuma informação pode ser tratada por novas tecnologias se permanecer em papel, sendo a transformação em dados, digitalizados de forma organizada, um pré-requisito.

Em Cabo Verde, o Governo promete uma Estratégia Nacional de Dados conduzida por um processo “amplamente participativo, envolvendo todos os setores da sociedade: Governo, empresas, academia, organizações da sociedade civil e cidadãos”, referiu Loureço Lopes.

Segundo o governante, o objetivo é fazer “uma aposta no fortalecimento das capacidades nacionais para a recolha, análise e utilização de dados, o incentivo à criação de uma infraestrutura digital sólida e a capacitação contínua dos recursos humanos”.

O executivo cabo-verdiano tem manifestado interesse em apoiar investimentos na área digital.

O Governo publicou, em outubro de 2024, a Estratégia de Economia Digital do arquipélago.

O documento prevê, até 2030, transformar Cabo Verde "numa nação digital, promovendo a inclusão, a inovação e a competitividade económica, aproveitando as tecnologias emergentes para o desenvolvimento sustentável e impulsionando uma economia 'cashless' [sem dinheiro físico]".

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
6 days 7 hours

Mesmo abuso de poder a dois meses eles me cobrou 38 000$00 e aqua nao tinha por dois semana e ninguém estava na casa foi rec ...

JCF
6 days 16 hours

Os aeroportos são, por definição, lugares de chegada e acolhimento. Em Cabo Verde, tornaram-se palcos de exclusão silenci ...

Terra
7 days 22 hours

So agora tem lei para coitados mais nao ha para os politicos onde esta decreto casa de banho publico e agua Nho meste bay jun ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos